quarta-feira, 27 de maio de 2009

Venda de Diego rende 250 mil euros

O brasileiro Diego saiu do FC Porto no Verão de 2006, mas continua a render aos cofres da SAD. Confirmada a sua transferência do Werder Bremen para a Juventus por uma verba milionária de 24,5 milhões de euros, os portistas têm direito a uma verba que ronda os 250 mil euros, correspondentes a 0,5 por cento do total da venda.

Segundo o "Mecanismo de Solidariedade" da FIFA, a Juventus deve retirar cinco por cento do valor a pagar e distribuí-los por todos os clubes que participaram na formação do jogador. Por formação entende-se o período entre os 12 e os 23 anos. Os clubes que tiveram o jogador até aos 15 anos recebem 0,25 por cento por cada ano, e os clubes que o tiveram a partir daí recebem 0,5 por cento, como é o caso do FC Porto. O Santos, clube em que se estreou como profissional com apenas 16 anos e de onde se transferiu para o Dragão, por exemplo, também vai ter direito à sua parte. Os cofres portistas receberão cerca de 245 mil euros, uma verba que quase paga a totalidade do investimento feito em Janeiro por Cissokho, a grande revelação da segunda metade da época. O FC Porto pagou 300 mil euros ao Setúbal pelo francês.

Quanto a Diego, chegou ao Dragão com grandes expectativas, após a conquista da Champions. Porém, a incompatibilidade com os treinadores e o difícil relacionamento do seu pai e empresário com os dirigentes portistas precipitaram a saída.

Carlos Gouveia n' O Jogo.

Sem comentários: