sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tabu é uma doçura

Pinto da Costa continua a não desfazer o tabu sobre a renovação de Jesualdo Ferreira, mas não só vai dando pistas sobre a existência do acordo já noticiado como parece divertir-se com o tema. Ontem, no decorrer de um jantar de beneficência da Liga dos Amigos da Obra Diocesana de Promoção Social, instituição presidida por Filomena Pinto da Costa, o presidente portista abordou alguns temas do momento, entre os quais a renovação do técnico.

"Este tabu tem sido óptimo para nós. Enquanto dura, vida doçura", afirmou. A propósito de para o exterior passar a ideia de que Jesualdo já assinou e só falta mesmo anunciar o acordo, Pinto da Costa quase confirmou a notícia. "Às vezes basta um aperto de mão para que as coisas aconteçam. Sei lá se com o Jesualdo Ferreira não pode acontecer o mesmo". A seguir, o presidente portista afirmou que aperta a mão a Jesualdo Ferreira todos os dias e que gosta imenso de tabus. "Ainda não decidimos nada. Estamos a pensar o que é melhor para todos, para já temos outras preocupações como o Sporting Braga e Taça de Portugal. Quando viermos de férias a gente fala nisso".

Outra ideia que pinto da Costa desfez é a de que despede os treinadores que ganhem dois títulos. "Se calhar as pessoas até pensam que é assim, mas o António Oliveira ganhou dois campeonatos eu queria que continuasse e ele quis sair invocando motivos pessoais. Bobby Robson ganhou dois títulos, tinha contrato e forçou a saída para o Barcelona. O José Mourinho ganhou dois títulos tinha contrato e tiveram que nos indemnizar para poder sair. Éfalso que eu mande embora os trreinadores depois de ganharem dois títulos".

Outro tema a merecer comentário foi o anúncio ontem feito por Bruno Carvalho, putativo candidato às eleições do Benfica, de que teria Carlos Azenha, ex-adjunto de Jesualdo, como treinador. "Acho que para ele não é um bom projecto, pois tem uma longa carreira à sua frente. Acho que o projecto do senhor Bruno Carvalho é um projecto mais para o "petit" [pequeno] do que para o grande", afirmou brincando com o nome do ex-benfiquista Petit, mandadatário de campanha do candidato.

No tocante a mercado, o presidente portista negou que tenha em mãos qualquer proposta de transferência, não falou dos defesas Maicon e Angeleri, apontados como reforços portistas, e confirmou as contratações de Miguel Lopes (Rio Ave) e dos avançados Orlando Sá (Braga) e Varela (Estrela da Amadora)


"Na mesma baliza tinha falhado a 35 cm"

Cristiano Ronaldo afirmou há dias que gostava de marcar golos ao FC Porto [só marcou um]. Pinto da Costa não gostou muito da afirmação e desafiou-o a marcar pela Selecção Nacional, pois isso deixaria felizes "todos os portugueses". "O Cristiano Ronaldo diz que gosta muito de marcar golos ao FC Porto, mas eu gostava muito era de o ver marcar pela Selecção. Infelizmente sofremos um golo a 35 metros numa baliza em que uns dias antes ele falhou o golo a 35 centímetros", recordou.

Pinto da Costa aludia ao golo do Manchester United que eliminou o FC Porto da Champions no Dragão e também ao empate 0-0 de Portugal com a Suécia, no mesmo recinto, no apuramento para o Mundial'2010.

O dirigente queria ver o melhor jogador do Mundo de 2008 fazer mais pelo país: "Ficaria bem mais contente, tal como todos os portistas e portugueses, se lhe desse gozo marcar golos pela Selecção em primeiro lugar".

A conversa surgiu a propósito da final da Liga dos Campeões, entre Manchester e Barcelona. A preferência do líder portista pense para os catalães. "Na teoria o resultado final é-me indiferente, mas, se calhar, o coração vai empurrar-me para o Barcelona. Tenho excelentes relações com a direcção e é um clube e uma cidade que se identificam muito com Porto e o FC Porto."


"Em Maio, se calhar, metade do país fecha"

Pinto da Costa lamentou a existência de salários em atraso no futebol, mas considerou que o problema é extensivo a toda a sociedade, pelo que descarta qualquer penalização aos prevaricadores nas competições profissionais. "Já houve muitos clubes que tiveram salários em atraso e hoje não têm. Se a solução é matá-los, então metade do país vai ficar morto", afirmou.

O presidente portista estabeleceu analogia com a indústria: "Se os clubes que tenham dificuldades em pagar salários em atraso não puderam concorrer, dentro do mesmo princípio todas as actividades, sejam jornais, televisões, fábricas, comércio ou seja o que for devem fechar, porque se parte do princípio que estão a fazer concorrência desleal. Em Maio, se calhar metade do país vai fechar".

"Acho que deve haver um critério e que as pessoas devem pensar e reflectir que o facto de se ter salários em atraso não quer dizer que esses não possam ser recuperados e pagos", frisou.

Irónico, acrescentou: "Quem tiver salários em atraso com trabalhadores não vai poder continuar a trabalhar, como parece que vai acontecer com os clubes".

O Boavista é um dos clubes que têm vivido grandes dificuldades nos últimos anos - também tem salários em atraso - e ainda não se livrou do risco desportivo de descer e abandonar as competições profissionais. "Estou triste com a sua situação, pois é um clube histórico da cidade do Porto. Não acredito que vá acabar. No extremo pode acabar a SAD, mas o clube nunca acabará. Faz parte da cidade do Porto e a cidade não pode deixar acabar as instituições que a dignificam".

N ' O Jogo.

Sem comentários: