sábado, 16 de maio de 2009

É natural haver abordagens quando se ganha

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:

A renovação, obviamente. Assegurado o título, o tema da continuidade do treinador continua a dominar o panorama no FC Porto. Será assim até Pinto da Costa esclarecer o assunto. Ontem, cada vez mais habituado à pergunta e sem lhe torcer o nariz como antes - por estar tudo resolvido? -, Jesualdo até confirmou ter recebido várias abordagens.

Depois de assegurada a conquista do tetracampeonato o seu telefone tem tocado muitas vezes?

É o mesmo de sempre. Há uns números que não conheço e não atendo, mas de resto tem sido igual.

Confirma o interesse de alguns clubes estrangeiros, como o PSG, por exemplo?

É natural que aconteçam muitas abordagens quando se ganha. Também é verdade que quando se perde não aconteçam nenhumas. Mas não confirmo nada do que perguntou, nem as questões que vêm nos jornais me chamam a atenção. Algumas não se confirmam depois, outras não têm fundo de verdade, outras são para especular ou para desviar atenções. Até ao fim do campeonato e até ao final da Taça nada me irá desviar daquilo que são as minhas intenções e preocupações.

Inicialmente os adeptos estavam renitentes em relação à sua continuidade, mas agora já não. O que é que pode estar a atrasar o anúncio da renovação?

Ainda faltam três jogos e até lá nada nos vai desviar daquilo que são as nossas intenções, que é estarmos concentrados. Basta que percebam que as notícias que saem a dizer que fulano vai para este ou aquele clube - esta semana já venderam mais dois e a minha situação também tem sido falada - tiram-nos tranquilidade e, acima de tudo, concentração. Há três jogos para ganhar e uma competição para vencer e, portanto, não há nada que nos possa fazer sair do nosso trilho. Pelo menos no que diz respeito a mim, porque em relação aos jogadores não é assim tão fácil.

E em relação à notícia que diz que o acordo para a renovação foi alcançado na Páscoa, confirma?

Não li.

Saiu no DN...

Na altura, o que acontecer vai ser certamente dito com todos os detalhes. Foi o que prometi e é o que vai acontecer. Até lá é natural que se diga muita coisa. Se calhar também vão perguntar-me se vou passar férias à Isla Canela [local do próximo estágio]. Antes que perguntem, vou responder. Quero fazer lá estágio, espero ir lá passar férias seja em que circunstância for. Já lá estive e achei muito giro e como é perto de Ayamonte... Na altura não perceberam porque disse isso e associaram a uma série de questões. Agora percebem porque disse que tinha passado lá férias. Estarei lá a ver a Peace Cup, seja em que circunstância for, um torneio que tem grandes equipas. Muitas vezes nem leio tudo o que sai nos jornais. Levanto-me às sete horas, às oito tomo café e compro jornais, mas sem os poder ler, e às 8h30 estou no Olival. Todos os dias. Preparo os treinos, faço os ajustamentos que tenho a fazer e quando acaba o treino chego aqui sem ler nada. Há muitas perguntas que fazem e eu digo que não sei, mas não é a gozar.

Sem comentários: