terça-feira, 12 de maio de 2009

O melhor de Portugal

Os dados são indesmentíveis: em Portugal não há como o FC Porto. Por mais que as paixões clubísticas fazem as leituras conforme o que lhes é conveniente (estatuto, número de adeptos, títulos consecutivos), os dragões dominam como bem querem, sem luta.
Desde 2001, o FC Porto soma 16 troféus: 6 campeonatos, 3 taças de Portugal, 4 supertaças, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e uma Taça Intercontinental. Com o tetra, o clube de Pinto da Costa duplica o número de troféus conquistados pelo Sporting e o triplo do Benfica, nos últimos nove anos.

E na Europa é o clube com mais títulos nacionais e internacionais de futebol, dos 30 primeiros países do "ranking" da UEFA, nos primeiros nove anos deste século.

O FC Porto ganha a Liga 2008/2009 porque tem melhor plantel e individualidades de maior qualidade, uma boa estrutura e um treinador que foi ganhando confiança e resistindo aos momentos adversos, tirando partido deles. Sporting e Benfica nunca se revelaram um perigo. A equipa do Jesualdo nunca sentiu estar em risco. Ganha com toda a justiça e naturalidade.

Enquanto Sporting e Benfica se dividiam entre as críticas internas e a sede de protagonismo de alguns mais preocupados com o brilho do que com o trabalho, os dragões foram caminhando serenamente para o tetra, com a sabedoria de Pinto da Costa por detrás.

Copiar é feio mas neste caso o melhor que os rivais de Lisboa podem fazer é aprender com os ensinamentos que chegam do Dragão ou quererão repetir daqui a um ano os erros que os atiram para a mediania?

Sandra Lucas Simões n' O Record

Sem comentários: