quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dragões na roda dos milhões

A Champions League de Verão dá dois milhões de euros ao vencedor FC Porto convidado ilustre na primeira edição da prova no continente europeu Dez países e uma dúzia de grandes equipas em competição, de 24 de Julho a 2 de Agosto

É o aperitivo para Liga dos Campeões. Um aperitivo que faz crescer água na boca às equipas e, sobretudo, às administrações dos 12 privilegiados clubes que foram convidados para participar na quarta edição da Peace Cup, e a primeira a realizar-se na Europa. Isto porque não fica a dever muito à Champions League em termos desportivos e financeiros, em jogo que estarão emblemas de grande prestígio e... três milhões de euros reservados para a final, dois para o vencedor e um para o vencido. Chegar às meias-finais também valerá... a pena: meio milhão de euros.
O que quer dizer que o FC Porto participa esta temporada em duas... ligas de campeões – uma por direito próprio, outra pelo prestígio entretanto adquirido –, dados os valores em jogo, seja no campo ou fora dele, onde vão competir uma dúzia de formações em representação de dez países.

O torneio, a realizar-se maioritariamente na região andaluza, dois jogos que o Real Madrid disputa na capital espanhola..., tem ainda uma outra vertente tão ou mais importante do que a do que a desportiva, que é a sua componente humanitária e social: a Fundação Peace Dream, que é o topo da pirâmide de todos os seus eventos e projectos, é uma das organizações não governamentais (ONG) líder na sua área. Uma força adicional que faz com que este formato competitivo atravesse continentes e ganhe cada vez mais expressão a cada edição, que vai agora na quarta realização. Nas três anteriores, realizadas fora da Europa, os vencedores foram o PSV Eindhoven, Tottenham e Lyon.

DOIS 'LEÕES' NO MESMO GRUPO

Deste trio de vencedores só um estará presente na estreia europeia: o Lyon. Curiosamente, a equipa francesa faz parte do mesmo grupo do FC Porto, onde se integra também o Fenerbahçe, da Turquia.

Nas outros três grupos encontram-se, entre outros, o galáctico Real Madrid, que terá na altura mais umas quantas vedetas e, sabe-se lá, até Cristiano Ronaldo, a Juventus de Tiago e agora também do ex-portista Diego e... o inesquecível Celtic, que foi derrotado pelos dragões em Sevilha, naquela que foi considerada já como uma das melhores finais da Taça UEFA.

Um trio de notáveis entre outras estrelas maiores e... menores, como o próprio Sevilha, Málaga, ambos de Espanha, Aston Villa (Inglaterra), Fenerbahçe (Turquia) e os menos conhecidos Seongnam, da Coreia do Sul, Al-Ittihad, da Arábia Saudita, Liga de Quito, do Equador. Uns bem mais graduados do que outros a nível internacional, todos eles com galões nos respectivos países para exibirem na Peace Cup, entre 2 de Julho e 2 de Agosto.

DINHEIRO DÁ PARA TODOS...

Como competição que é de grande dimensão e os fins altruístas que defende, a organização igualmente se assemelha àquela que é a imagem de marca do futebol europeu e mundial, como a Champions League. Daí o grande aparato que ontem se instalou no auditório do centro de treinos do Olival, onde o comando central da Peace Cup se fez representar pelo seu vice secretário-geral, Sean Kim, que não pregou olho para estar presente na cerimónia, onde contou a seu lado com Jesualdo Ferreira e os capitães Bruno Alves e Lucho.

No seu discurso, Sean Kim fez ver que o dinheiro arrecadado com o mais variado tipo de receitas, desde o de bilheteira a publicidade e transmissões televisivas, chega para manter uma prova desta envergadura e ainda sobra «para a Peace Dream ajudar crianças necessitadas de todo o mundo».

José Carlos Sousa n' A Bola.

Sem comentários: