quarta-feira, 20 de maio de 2009

Jogar no FC Porto é um sonho

Maicon será o próximo reforço do FC Porto numa altura em que se define o plantel para a próxima temporada. A boa época do jovem central do Nacional terá despertado o interesse de vários emblemas internacionais, mas o FC Porto está na linha da frente para garantir um jogador que poderá ajudar a colmatar a saída de Bruno Alves - que admitiu essa possibilidade no final da cerimónia da entrega dos Globos de Ouro - no final da época. Confrontado por O JOGO com as notícias mais recentes, Maicon não conseguiu evitar de confessar o óbvio. "Agradava a qualquer jogador representar um clube como o FC Porto. Para mim, seria um sonho vestir aquela camisola", comentou. Mas com as questões do negócio ainda enredadas nas negociações, o central passou a jogar à defesa, quando se tentou avançar para saber mais alguns pormenores. "Neste momento, ninguém me abordou. Nem o meu empresário me falou de propostas de outros clubes, por isso nesta altura tudo o que possam dizer, na minha perspectiva, não passam de especulações", sustentou.

Segundo O JOGO apurou, a questão da transferência de Maicon estará a ser discutida directamente entre o FC Porto e os detentores do passe do jogador - Cruzeiro e o Mamoré de Patos, com os tetracampeões interessados em garantir 50 por cento do passe do central que, apesar disso, garante não saber o que se passa. "Sinceramente acredito que tudo não passa de especulações, depois das notícias publicadas do Brasil. O Cruzeiro vem a Portugal estes dias e deve querer valorizar os jogadores que tem por cá e eu sou um deles", reforçou. Maicon manteve, portanto, um discurso dissuasor numa altura em que a época ainda não chegou ao final e muita coisa se vai começar a definir. Adelson Duarte, empresário do jogador, manteve-se incontactável durante o dia de ontem, pelo que não foi possível colher mais informações a respeito das negociações que, contudo, O JOGO sabe, devem concluir-se em bre.

Esta época, clubes como Marselha e Saint-Étienne foram apontados como estando a seguir o jogador com muito interesse. A Imprensa alemã também noticiou o interesse de alguns emblemas da Bundesliga. "Eu sei que se falou de muita coisa na Imprensa e que havia alguns clubes interessados, mas é como eu digo, fala-se muito, mas nem a mim, nem ao meu empresário chegaram propostas concretas, por isso não posso adiantar nada mais, a não ser que se trata de notícias especulativas", comentou. Resta agora esperar que os próximos dias tragam a confirmação oficial da transferência do jovem central para o Dragão onde deverá ser opção para o eixo da defesa no ataque ao Penta.

Central seguro e imponente

Natural de Barretos, cidade do estado de São Paulo, Maicon Pereira Roque começou a jogar no Cruzeiro, apresentando desde novo argumentos como a eficácia e um grande porte atlético (mede 190 centímetros e pesa 74 kg). Isso mesmo ficou provado recentemente, quando o Nacional visitou o Dragão no jogo que deu o título ao FC Porto. Maicon assinou uma actuação seguríssima, com imensos cortes de cabeça negando o golo ao adversário por várias vezes. Essa foi a terceira vez que defrontou os campeões nacionais. Na Choupana, a contar para a Taça da Liga, também esteve em bom plano, ajudando à vitória do Nacional. No jogo do campeonato não esteve em tão bom plano. Afinal, nessa partida o FC Porto marcou quatro golos.

Números de Maicon

27 | Jogos com a camisola do Nacional. Aos 20 anos, e na primeira época em Portugal, Maicon rapidamente convenceu Manuel Machado. Fez 25 jogos a titular, num total de 2280 minutos. É dos mais utilizados.

4 | Cartões amarelos que viu ao longo da temporada. Tratando-se de um defesa-central, o número é interessante, evidenciando um jogo limpo e com bom tempo de corte.

Jorge Maia, António Soares e Tomaz Andrade n' O Jogo.

Sem comentários: