sábado, 30 de maio de 2009

Espero que o FC Porto não se distraia

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:

Jesualdo Ferreira sentou-se ontem pela 98.º vez à frente dos jornalistas - entre antevisões e rescaldos de jogos oficiais - esta temporada para recusar assumir o favoritismo do FC Porto na Taça de Portugal. Em todo o caso, mostrou-se optimista quanto à vitória, que seria a primeira numa final enquanto técnico portista. Entre elogios ao Paços de Ferreira, lamentou a ausência de Lucho e a falta de condições do Estádio Nacional para receber um jogo desta exigência.

Como perspectiva a final da Taça ?

É um jogo único para todos aqueles que podem participar numa competição paralela à Liga e cujo formato permite a equipas menos fortes ganhar títulos. É uma prova extra, diferente, que permite mais surpresas do que no campeonato. Esta final tem dois competidores que se enfrentam pela primeira vez. É um jogo em que o Paços de Ferreira vai procurar ficar na história e o FC Porto vai procurar inscrever mais um título na sua história. No fundo, ambos querem a mesma coisa: ganhar.

O treinador do Paços disse que, se o FC Porto se distraísse, ele levava a Taça. Em que é que a equipa não se pode distrair?

O Paços fez um bom campeonato, mesmo começando na segunda divisão. Depois, a equipa e o treinador souberam resistir a alguns maus resultados. Fez um excelente trajecto na Taça e tem toda a legitimidade para pensar que pode discutir e até chegar à vitória. No futebol, acontecem muitas vezes distracções. É normal. Espero que a minha equipa não as tenha e que faça um jogo sério, como tem feito até hoje. Trata-se de uma competição que todos os jogadores querem ganhar e, até pela presença maciça de público, espero que seja um bom espectáculo e que ganhe aquele merecer. Evidentemente, espero que o FC Porto seja merecedor dessa vitória. Dir-se-á que, por ser campeão, o FC Porto é mais forte e mais hipóteses de ganhar, mas temos de provar isso em campo.

Rodríguez disse que não há um favorito. Concorda com o seu jogador?

Claro que sim. O favoritismo num jogo destes é conferido pelo histórico e é atribuído, de fora, ao FC Porto. Porém, a motivação dos jogadores do Paços é grande. Tem uma boa equipa, um bom treinador, que foi sempre uma pessoa equilibrada e que merece estar na final. É uma equipa que vai exigir o máximo do FC Porto e que estará muito mais desinibida do que nos jogos do campeonato. Por isso vai ser um jogo mais aberto e disputado porque se discute ali tudo. Mas não são só os jogadores do Paços que estarão motivados, acreditem nisso.

Tem pena que Lucho não possa participar neste jogo?

Claro, porque é o único jogador do plantel que não o poderá fazer. Por tudo o que o Lucho fez e representa, por ser um dos capitães, tenho mesmo muita pena de que não esteja presente.

Nuno vai ser titular, e Hulk tem condições de jogar de início?

Domingo veremos. Ainda tenho mais algumas horas para pensar bem.

Carlos Gouveia n' O Jogo.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Eu também espero que não...
Um abraço

Dragaopentacampeao disse...

Depois de três semanas de festejos e farras, não vai ser fácil fazer os jogadores portistas cair na realidade que esta prova encerra.

É um jogo diferente em que o adversário vai se empenhar para inscrever o seu nome na história desta prova, razão mais que suficiente para ser encarado com a máxima responsabilidade.

Nos últimos jogos a equipa sentiu dificuldades de concentração que espero não volte a repetir.

A verdade é que as finais da Taça de Portugal já há muito que são confrontos equilibrados e de pouco espectáculo futebolístico.

Era bonito que esta se traduzisse num esplêndido momento de propaganda para a modalidade com uma vitória clara e justa do FC Porto, forma de consagrar o Professor Jesualdo Ferreira, ele que parece «alérgico» a este tipo de competição.

Um abraço