terça-feira, 26 de maio de 2009

Não esperava que me corresse tão bem"

PEDRO MARQUES COSTA
TOMAZ ANDRADE
Se houver uma distribuição de mérito pela conquista do tetracampeonato, um jovem de 21 anos arrisca-se a ficar com uma das partes mais importantes. Fernando Francisco Reges é, juntamente com Cissokho, o campeão mais novo se olharmos para os que formaram a estrutura titular de Jesualdo Ferreira ao longo de 30 jornadas. Para quem chegou do Estrela da Amadora e cumpria a primeira época no FC Porto com a missão de jogar no lugar do hiperelogiado Paulo Assunção, não se saiu nada mal. Somou 25 jogos no campeonato, todos a titular, cresceu até apagar o nome do agora "colchonero" da lista de recordações e exibiu-se durante 812 minutos nos palcos da Liga dos Campeões. Provas inquestionáveis do mérito do médio brasileiro, que actuou na posição mais importante da equipa, segundo Jesualdo Ferreira disse a meio da época, voltando a elogiá-lo na última semana, ao dizer que, juntamente com Hulk, Fernando foi uma das revelações do campeonato.

Anteontem, quando a alegria dos festejos do tetracampeonato transpirava por todos os poros do plantel, Fernando soltou as emoções em declarações exclusivas a O JOGO. "Penso sempre que vai tudo correr bem, porque tenho confiança nas minhas capacidades. Mas, a verdade é que não esperava que a época me corresse tão bem. Porquê? Pela grandeza do FC Porto e pelos jogadores que formam o plantel. Trabalhei muito e os resultados foram os melhores, tanto do ponto de vista pessoal como colectivo", explicou o brasileiro. Este foi o primeiro grande título de Fernando, daí ter sentido uma alegria indescritível. "Já tinha conquistado um título no Brasil, mas não com esta grandeza, num clube com tanto prestígio como o FC Porto. Estou muito feliz e só espero que seja o primeiro de muitos títulos neste clube", disse, enquanto apontava para o símbolo do FC Porto estampado na camisola.

No arranque da temporada, em Marienfeld, Jesualdo Ferreira olhou para Fernando e viu potencial onde os adeptos só detectaram dúvidas. A herança de Paulo Assunção era demasiado pesada, como o próprio confirmou anteontem. "No começo da época, eu não tinha nenhum estatuto no clube. Vinha do Estrela da Amadora e o Paulo Assunção tinha sido campeão duas vezes, tinha um estatuto muito grande no FC Porto. Era uma herança um pouco pesada para mim, atrapalhava a minha afirmação, mas, com o decorrer do campeonato, fui melhorando, porque ganhei confiança, e depois desinibi-me." Os elogios de Jesualdo sucederam-se , ao ponto de ser apontado por ele como revelação do campeonato. "Fico muito feliz com essas palavras, porque é um sinal de que o meu trabalho está a ser reconhecido. Mas, tenho de colocar os pés no chão, porque não posso viver de elogios. Tenho de continuar a trabalhar para poder crescer ainda mais." Obviamente, Fernando pretende continuar a trabalhar com Jesualdo Ferreira. "Aprendi muitas coisas com o treinador, ensinou-me muito, sempre com o objectivo de aprimorar as minhas qualidades. Espero que possa continuar connosco, para irmos em busca do pentacampeonato."

Pedro Marques Costa e Tomaz Andrade n' O Jogo.

Sem comentários: