sexta-feira, 29 de maio de 2009

O S. João é em Maio

O campeonato terminou na tarde de domingo. A vitória no Tetra, que já era certa há duas semanas, foi selada com casa cheia, e ambiente de festa. Como se previa, o jogo foi rijo, porque os arsenalistas são uma boa equipa onde, ainda por cima, jogam muitos atletas que passaram pelo Dragão, e que gostam de mostrar os seus dotes quando cá regressam. Além disso, é treinada por Jesus, que não tem jeito nem vocação para ser «bombo de festa».
O ambiente carnavalesco que precedeu a partida, apesar de entusiasmar o público como é de bom-tom nestas ocasiões, também não terá sido o melhor dos tónicos para os jogadores da casa.

Houve alguns que pareceram ausentes ou distraídos mas, mesmo assim, valeu a pena ver o jogo, o último desta época no Dragão.

E, se valeu a pena, foi principalmente pela exibição de Hulk que, regressado da sua lesão, resolveu mostrar a toda a gente que quer jogar de início, na final da Taça de Portugal.

O brasileiro já é uma das «coqueluches» dos adeptos, tem com eles uma empatia extraordinária, e só é pena que não possa jogar mais e melhor porque os árbitros não só não protegem jogadores deste quilate, como ainda lhes mostram, a eles, os cartões que deveriam exibir aos adversários faltosos.

É por essas e por outras que o futebol português, canhestro e desengraçado, está condenado a um estatuto de «joguinho» matreiro e caceteiro…

Mas, este é tempo de festa. E, no domingo, a melhor parte da festa estava guardada para mais tarde, quando a noite caiu e o FC Porto regressou à Baixa, num cortejo grandioso que lembrou outros tempos, em que as portas se abriam ao maior clube da cidade, com os adeptos na rua.

Afinal, sempre que o Porto ganha o campeonato, o São João começa em Maio.

Rui Moreira n' A Bola.

Sem comentários: