quinta-feira, 21 de maio de 2009

O clone de Pepe a defender

Quem é que não se lembra de Pepe? Alto, rápido, forte e bom na marcação... Pois é, Maicon tem muito disso e, tal como o internacional português, era novo e vinha rotulado como um defesa-central promissor, quando chegou ao FC Porto, numa altura em que Ricardo Carvalho tinha acabado de fazer as malas para o Chelsea. Hoje a história pode repetir-se. Com Bruno Alves de malas aviadas para deixar o clube no final da temporada, os azuis e brancos preparam-se para repetir uma história de sucesso que também começou na Madeira e que, em poucas temporadas, permitiu ao clube encaixar 30 milhões de euros. Mas vamos por partes.

Bruno Patacas, capitão do Nacional, aceitou fazer para O JOGO a radiografia do defesa-central, com quem tem jogado durante esta época e também chegou à conclusão fácil de que se Maicon não é uma espécie de clone de Pepe, anda lá muito próximo. "É de facto um jogador muito parecido com a forma de jogar do Pepe. Têm uma estrutura física muito semelhante e ambos combinam isso com velocidade nas movimentações, o que por si só é uma mais valia importante", adiantou, numa primeira abordagem.

Mas a comparação ganha contornos quase genéticos, quando se passam em revista algumas das qualidades que fizeram vários clubes repararem nele ao longo da temporada. Patacas aceitou comentá-los um a um e dar notas que só podem ser entendidas à luz das suas exibições no Nacional. "Comigo ele vem actuando mais descaído sobre a direita, por causa do meu raio de acção, mas é um jogador que está sempre atento e que é muito eficaz nas dobras aos laterais", frisou, mas há muito mais, conforme é possível descobrir a seguir, através de um leque bem recheado de atributos.

António Soares n' O Jogo.

Sem comentários: