sexta-feira, 29 de maio de 2009

É importante vencer a Taça

Não há excessos de confiança no discurso de Rodríguez. O cuidado em evitar menosprezar o Paços de Ferreira esteve presente ao longo da antevisão que o uruguaio fez da final da Taça de Portugal, e explica porque rejeitou que se colasse o rótulo de favorito em cima do FC Porto. E justificou-se: "Há que respeitar o nosso adversário, por algum motivo chegou à final. O Paços de Ferreira mereceu chegar ao Jamor, por isso podemos esperar um jogo muito equilibrado". Mais do que isso, o extremo sabe com que estado de espírito os jogadores adversários vão encarar este jogo. "Já os conhecemos bem, já os defrontámos em dois encontros esta época, sabemos que é uma equipa difícil, que marca muito bem e sabe colocar pressão no jogo, mas vai ser certamente um desafio diferente, tratando-se de uma final", frisou, esperando por isso uma equipa do Paços mais motivada do que nunca.

Mas o facto de demonstrar todo este respeito pelo seu adversário da final não inibiu Rodríguez de apontar a conquista da Taça de Portugal como algo que concentra todas as atenções do FC Porto neste momento. "É sem duvida o grande objectivo, o mais importante para o grupo é conquistarmos mais um título. Seria bom conseguirmos vencer a Taça antes de irmos de férias", confessou. Mas de pouco adiantou insistir sobre a tendência natural para se apontar o FC Porto como a equipa mais forte: "Acho que não, vamos ter duas equipas em campo muito fortes, equilibradas. Estamos conscientes de que somos competitivos e que se o FC Porto fizer o seu trabalho vai dar o máximo para vencer."

Abandonadas as várias tentativas feitas por esse caminho, importava saber se os efeitos dos festejos do tetra já estavam diluídos. "A festa do campeonato já passou. Temos vindo a trabalhar bem, foi uma semana muito boa e penso que estamos prontos para disputar a final", garantiu.

Quando assinou pelos azuis e brancos, o uruguaio manifestou a vontade de ser campeão. Mas agora não só é campeão, como pode vencer a Taça de Portugal e terminar a sua primeira época no FC Porto com uma dobradinha: "Sim, de facto estou muito contente e mais ainda porque no início foi difícil para mim, mas era o meu sonho ser campeão e felizmente consegui concretizar esse objectivo." Agora, a meta é ir mais além: "Estou muito satisfeito no FC Porto, tenho vários anos de contrato e espero vencer muitos títulos aqui. Foi importante ter vindo para o FC Porto. Não sei se foi o melhor que podia ter feito na minha carreira, porque também passei coisas boas noutros clubes, mas o importante é que estou cá e que estou a dar o máximo por este clube. Agora temos uma final importante que queremos vencer."


Hulk é uma mais-valia

A recuperação de Hulk tem sido fantástica e, aos poucos, o brasileiro vem recuperando as condições necessárias para voltar a merecer a confiança de Jesualdo Ferreira. Na Trofa, por exemplo, o "incrível" entrou e abanou a defesa da equipa de Tulipa, desequilibrando o jogo de tal modo, que o FC Porto ainda viria a marcar duas vezes antes do apito final.

Rodríguez não tem dúvidas que a recuperação de Hulk é muito importante, ainda para mais, tratando-se de uma final da Taça de Portugal. "Todos nós conhecemos as qualidades dele e o que pode fazer pela equipa, por isso será uma mais-valia poder contar com ele", sublinhou.

No final do jogo com o Braga, Hulk sofreu uma pequena pancada no tornozelo esquerdo, precisamente onde se lesionara na Amadora, mas os treinos ao longo da semana desfizeram dúvidas, se as houvesse. O brasileiro tem treinado sem limitações, entregando-se ao trabalho sem se ressentir, pelo que tudo indica que será mais uma unidade às ordens de Jesualdo Ferreira. Rodríguez, pelo seu lado, não reprimiu um desejo: "Oxalá possa dar o máximo se for chamado". A bola está agora no campo do treinador, que poderá rever o seu onze inicial para o jogo com o Paços de Ferreira, se optar por Hulk de início.


Histórico

Primeira Taça
Aconteceu quando vestia a camisola do Penarol, clube onde se sagrou campeão do Uruguai, em 2003, antes de tentar a sua sorte no futebol europeu, com o Paris Saint-Germain, dois anos mais tarde.

Segunda Taça
Foi um jogador importante no percurso do Paris Saint-Germain, em 2006, contribuindo para a conquista da sétima Taça de França da equipa da capital. Não jogou na final por se encontrar lesionado.

Meias-finais em 2007/08
O Benfica acabaria eliminado pelo Sporting (5-3) nas meias-finais, na edição da época passada, não sem que Rodríguez marcasse um dos três golos.

Golos

Na Taça de Portugal, o uruguaio só marcou uma vez, precisamente ao Sporting, quando ainda envergava a camisola do Benfica. No FC Porto participou em três rondas, sem ter feito ainda o gosto ao pé.

António Soares n' O Jogo.

Sem comentários: