sábado, 23 de maio de 2009

Aqui até o cozinheiro é profissional

Profissionalismo, dedicação e, claro, qualidade. Muita qualidade. Estes são os segredos de um FC Porto tetracampeão. Rodríguez revelou, em declarações a O JOGO, que só precisou de um ano para perceber os motivos que levam os portistas a vencer mais vezes do que os eternos rivais. "Claro que já percebi! Estou num clube muito profissional onde todas as pessoas trabalham em prol do mesmo objectivo, seja o cozinheiro seja outro funcionário qualquer. Aqui, todos dão sempre o máximo, e essa é uma das maiores virtudes do FC Porto", referiu o extremo que na última temporada - a primeira em Portugal - representou o Benfica. O nome do rival de Lisboa nunca chegou a ser pronunciado, e, no discurso, houve apenas espaços para os aspectos positivos desta época. "Se tivesse de destacar alguma coisa especial, seria o título de campeão, como é lógico. É um objectivo importante que todos os jogadores procuram. Mas também podia destacar o companheirismo do grupo de trabalhou ou ainda a oportunidade que os responsáveis do clube me deram para mostrar o meu futebol."

Rodríguez revelou ainda que "não sabe se já fez esquecer Quaresma" entre os adeptos, porque não é isso que o preocupa. "Vim para fazer o meu trabalho, dar o máximo pelo clube e também para aprender, porque só tenho 23 anos e ainda muitas épocas pela frente. No início foi um pouco complicado, porque, ao contrário do que pode parecer, a carreira de um jogador de futebol é muito difícil. Há momentos bons, outros maus, mas temos de seguir sempre em frente, continuar sempre a treinar, porque só assim é que surgem os bons resultados. Fomos campeões, estamos na final da Taça de Portugal e esperamos continuar a ganhar".

Curiosamente, ou talvez não, as melhores exibições de Rodríguez com a camisola do FC Porto surgiram depois da chegada de Cissokho - Manchester é um bom exemplo disso mesmo. O extremo valorizou o trabalho do companheiro do lado esquerdo. "A chegada do Cissokho foi importante. Ninguém tem dúvidas sobre as suas qualidades, sobre a sua força, velocidade... Adaptou-se muito rápido, e isso é bom, até porque ele chegou numa altura em que estávamos a jogar ao fim-de-semana e a meio da semana. Estou contente pelo grupo, mas também por ele." A concluir, Rodríguez deixou um desejo. "Nos últimos dois anos, a equipa não conseguiu vencer a Taça de Portugal e, até por isso, seria lindo ganhá-la este ano. Não podemos subestimar o adversário, que está na final por mérito, mas vamos fazer todos os possíveis para vencer esta competição e acabar a época da melhor forma."

Pedro Marques Costa n' O Jogo.

Sem comentários: