sábado, 23 de maio de 2009

Tnho pena que esta época acabe

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:

O momento é de balanço da temporada e o que Jesualdo Ferreira faz é necessariamente positivo. O FC Porto foi campeão, ganhou uma mão-cheia de jogadores e reconstruiu uma equipa, tudo depois de um arranque complicado que o treinador do FC Porto não esquece. Como não esquece as críticas de que foi alvo nessa altura e que lhe proporcionam "um gozo especial" no momento de celebrar mais um título depois de ter sido dado como "morto". Entretanto, vai recordando que há mais dois jogos para ganhar: com o Paços de Ferreira na final da Taça de Portugal e com o Braga, no encerramento de uma época que, para ele, acaba demasiado depressa.

Considerando a realização da final da Taça de Portugal no próximo fim-de-semana, admite fazer gestão do plantel frente ao Braga?

O que vou fazer no próximo jogo não tem nada a ver com a final da Taça de Portugal, tem exclusivamente a ver com o Braga. A Taça é só no próximo fim-de-semana e até lá vamos ter mais uma semana para trabalhar. O jogo do Braga não se projecta na Taça de Portugal. É evidente que as estruturas e processos que a equipa tem mantido vão continuar e pode haver um ou outro jogador diferente que transmita um carisma diferente, mas a equipa será aquela que eu entender ser a melhor para o jogo com o Braga e para encerrar o campeonato. Comum entre Braga e Taça será a nossa vontade de ganhar.

Pensa que, com o FC Porto campeão e com o Braga na luta pelo quarto lugar, estão reunidas as condições para um bom espectáculo no encerramento do campeonato?

Acho que as duas equipas, por aquilo que foram capazes de fazer ao longo da temporada abrem perspectivas de um bom jogo. O Braga foi sempre uma equipa positiva e vai certamente jogar para ganhar no Dragão, o que se ajusta ao FC Porto que também joga sempre para ganhar. Deste quadro poderá resultar um bom jogo capaz de fazer entrar nele os 50 mil adeptos que esperamos no estádio.

Derrota com Benfica deixa o Braga com necessidade de ganhar para tentar o quarto lugar...

Ainda bem, porque nos vai obrigar a estar mais atentos e agressivos. Sempre que as dificuldades aumentam para o FC Porto, há um suplemento de motivação. Quanto mais fortes são os nossos adversários, mais fortes temos de ser nós para ganharmos e essa é uma boa proposta para nós.

Tem consciência de que, com as notícias em torno da sua renovação e da contratação de Jorge Jesus pelo Benfica, o jogo com o Braga pode servir para projectar duelos futuros entre ambos?

Só se for pela parte do Jesus. Da minha não. Nem sequer tinha pensado nisso. Não penso na próxima época. Penso apenas no jogo com o Braga que é uma boa equipa com um bom treinador.

Tem pena que a época esteja a acabar?

Tenho. Tenho e explico porquê. Se fizerem um levantamento dos nossos resultados desde a derrota com a Naval até agora, percebem a quantidade de jogos que o FC Porto ganhou nas diferentes competições, mesmo incluindo a Taça da Liga. Não houve muito tempo para treinar e tivemos de fazer uma rodagem muito grande de jogadores, até em virtude das lesões e castigos que foram acontecendo. Se olharmos para tudo isso e se verificarmos os resultados que o FC Porto fez, tenho pena que acabe. Foi um ciclo importante e vitorioso. Temos pena que acabe, mas tem mesmo de acabar. Começámos a treinar a sete de Julho e houve um período de apenas sete dias de férias no Natal porque as pessoas acharam que esse período de descanso é prejudicial, algo que não faz nenhum sentido. O que faz sentido é os jogadores descansarem, faz sentido dividir a época em dois blocos claros, faz sentido que os jogadores recuperem para poderem jogar com intensidade. Considerando o que fizemos a partir do final da primeira volta, quando fomos a Braga vencer, e que estamos em condições de fazer agora o 23º jogo sem derrotas, é evidente que gostaríamos de continuar. É assim quando as coisas são boas.

Sem comentários: