sexta-feira, 22 de maio de 2009

Na semana do tetra

O FC Porto passou com seriedade e rigor pelo seu penúltimo exame do campeonato, vencendo na Trofa com uma equipa reforçada por alguns dos jogadores que, durante a temporada, tiveram menos oportunidades. E se os considero reforços é porque, neste final de época, alguns desses jogadores têm sido particularmente úteis e também porque o seu empenho foi, mais uma vez, notável.
Jesualdo Ferreira conseguiu, assim, mais um feito, com uma carreira fora de portas ao nível do melhor que o FC Porto algum dia conseguira. Aliás, foi fora de portas que esta equipa fez as suas melhores exibições e resultados, quer no campeonato, quer nas competições europeias.

Será, porventura, porque a equipa precisa de espaço para se libertar e conseguir trocar a bola e aproveitar a velocidade de alguns dos seus jogadores, como Hulk, Rodriguez e Mariano, mas haverá também outras razões mais subjectivas, como é próprio do futebol.

Entretanto, o Benfica venceu em Braga, frente à equipa que é treinada por aquele que é apontado como o seu futuro treinador, Jorge Jesus, num jogo que ficou marcado pela infeliz actuação de Eduardo, o guarda-redes da Selecção Nacional que já foi apontado como sendo um possível reforço do FC Porto mas que, como já escrevi, me parece inferior em qualidade a Beto.

É esse Sporting de Braga que visita o Estádio do Dragão na última jornada do campeonato. A equipa bracarense, que muitos consideraram a equipa sensação da época, mas que só merece essa distinção pela sua carreira internacional, já que o seu campeonato foi decepcionante para a qualidade do seu futebol e do seu plantel, é um magnífico convidado para a festa do título, tanto mais que disputa, ainda, o quarto lugar do campeonato. Teremos assim mais um jogo rijo e difícil, em dia de festa rija e de celebração do tetra.

Rui Moreira n' A Bola.

Sem comentários: