quarta-feira, 13 de maio de 2009

A história repete-se todos os anos: o FC Porto prepara-se para perder um dos principais jogadores do plantel - Lisandro, tal como O JOGO escreveu em tempo oportuno -, mas a SAD já se encontra há algum tempo no mercado a estudar possíveis alternativas. A saída do internacional argentino está prometida desde o final da última temporada, e, na eventualidade mais do que provável de surgirem clubes interessados, o jogo do Jamor frente ao Paços de Ferreira será mesmo o último do avançado com a camisola do FC Porto. Nesse sentido, os responsáveis portistas têm de encontrar uma alternativa credível para a frente de ataque, à imagem do que aconteceu na última temporada depois da transferência de Ricardo Quaresma para o Inter de Milão. Na altura, pouco depois de o extremo ter saído, chegou um desconhecido que se transformou em pouco tempo num dos principais jogadores do campeonato: Hulk. Este ano, o objectivo é o mesmo: encontrar um avançado de qualidade, ainda com margem de progressão e dentro das possibilidades financeiras da SAD. Ou seja, outro potencial Hulk.

Apesar da possibilidade bem real de o FC Porto perder Lisandro, mas também Bruno Alves - ver peça ao lado -, os responsáveis portistas pretendem manter um núcleo duro no grupo de trabalho. Sendo assim, e para além dos habituais negócios de milhões, só haverá espaço para mexidas pontuais no plantel, de jogadores que tiverem um papel menos importante ao longo da temporada ou, então, que se apresentem como potenciais bons negócios para a SAD. Tarik encaixa bem no primeiro exemplo; Stepanov ou Farías podem encaixar no segundo.

Por outras palavras, a administração da SAD pretende garantir, dentro do possível, a estabilidade do actual grupo de trabalho preservando a maior parte dos jogadores que formaram a equipa-base da conquista do tetracampeonato. Lucho incluído.

Factos e números

Lisandro perdeu este ano o título de melhor marcador do campeonato, mas, apesar disso, voltou a ser decisivo na conquista do FC Porto: aos oito golos marcados na Liga Sagres, o argentino acrescentou ainda sete assistências.

Ao longo dos últimos quatro anos, Lisandro participou em 104 jogos do campeonato, somou 7484 minutos na competição e marcou um total de 47 golos. A última época, a única em que jogou de forma continuada no centro do ataque, acabou por ser a mais produtiva, com um total de 24 remates certeiros.

Pedro Marques Costa n' O Jogo.

Sem comentários: