sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sorteio colocou Fenerbahçe e Lyon no caminho dos dragões

O FC Porto ficou ontem a saber que vai defrontar Fenerbahçe e Lyon na Peace Cup. O maior torneio de clubes do Mundo conta ainda com Real Madrid, Sevilha, Juventus, Celtic, Liga de Quito, Seongnam, Aston Villa, Málaga e Al-Ittihad, que o sorteio repartiu ontem por três grupos e que prometem animar a época baixa do futebol europeu.

Mas a Peace Cup, que tem por objectivo contribuir para o desenvolvimento do futebol nos países mais desfavorecidos, atraiu alguns dos maiores clubes do Mundo graças aos seus prémios monetários, numa espécie de Liga dos Campeões em formato reduzido. Uma vitória na prova pode representar um encaixe de cerca de dois milhões de euros, suficientes para pagar os passes de jogadores como Rolando ou Guarín, por exemplo. O segundo lugar vale um milhão e os terceiro e quatro classificados arrecadam meio milhão cada um.

O torneio que decorre de 24 de Julho a 2 de Agosto vai levar o FC Porto - representado ontem por Vítor Baía e Urgel Martins em Sevilha - a defrontar o Lyon em Huelva, sede do Grupo D, a 27 de julho. Dois dias depois, em Sevilha, será a vez dos azuis e brancos medirem forças com os turcos do Fenerbahçe. A final está marcada para o dia 2 de Agosto em Sevilha, capital da Andaluzia, que este ano acolhe pela primeira vez a Peace Cup em solo europeu.

Durante o sorteio que decorreu em Sevilha, junto ao estádio que acolheu a final da Taça UEFA em 2003, em que o FC Porto derrotou o Celtic, várias foram as referências feitas a esse encontro, até porque, curiosamente, os dois clubes participam na Peace Cup e não estão livres de voltar a defrontar-se de novo. De qualquer forma, conforme deixaram escapar os organizadores, "o estádio terá um significado especial para o FC Porto". Por entre as personalidades presentes no sorteio, destaque para Vicente Boluda, presidente do Real Madrid, Del Nildo, presidente do Sevilha e para dirigentes da Juventus e do Lyon.

D' O Jogo.

Sem comentários: