segunda-feira, 6 de abril de 2009

Rendidos a Hulk

A UEFA fez dele uma das dez estrelas em ascensão no futebol europeu; Dunga revelou a O JOGO que está atento às exibições e não descartou chamá-lo pela primeira vez à selecção brasileira, onde Alex Ferguson disse que já deveria estar. Até Quique Flores, treinador do grande rival, se desfez em elogios numa entrevista a uma rádio espanhola. Pois é: Hulk está nas bocas do mundo, encantando olheiros, técnicos, jornalistas e adeptos, neste caso apenas os do FC Porto, porque os adversários, esses, desejariam que continuasse esquecido na segunda divisão japonesa, onde foi descoberto, há menos de um ano, pelos tricampeões nacionais.

Hulk também tem sido um fenómeno de palavras, à medida que o talento se vai comprovando. Velocidade, técnica e pujança física fazem dele o destaque maior do campeonato português, onde é "cada vez mais difícil de jogar", segundo desabafos do craque nos últimos tempos. Parado apenas à custa de faltas, ainda que algumas passem despercebidas aos árbitros.

Mesmo sem se ter estreado a marcar na Liga dos Campeões - será desta? - o brasileiro colecciona elogios e ganha o respeito de figuras ilustres. Alex Ferguson foi apenas o mais recente a render-se. É natural: além dos seis jogos que confessou ter observado em DVD para preparar o jogo de amanhã, o escocês teve também acesso aos vários relatórios que os olheiros do Manchester fizeram sobre Hulk e sobre o FC Porto, mesmo antes de o sorteio ter ditado o encontro entre os dois clubes na Champions.

Daí resulta uma desconfiança óbvia: com os milhões que o Manchester United costuma ter para gastar, quem sabe se Ferguson não estará já a abrir uma porta para o craque portista? Seguramente não se importaria de o receber. Esta parte ainda é especulação, mas certo é que o treinador escocês não se poderá queixar de desconhecimento, como Abel Resino, do Atlético de Madrid. O principal perigo para os red devils está identificado, a par de Lisandro, também elogiado por Ferguson.

Resta saber se os ingleses têm o antídoto para o parar. Ou isso, ou as pernas de Hulk vão ganhar mais algumas marcas para a colecção.

Carlos Gouveia n' O Jogo.

Sem comentários: