segunda-feira, 6 de abril de 2009

Lisandro volta à montra

O verdadeiro matador, como lhe chamou Alex Ferguson nas páginas do "Sunday Times", está de volta ao onze do FC Porto. De facto, é na Liga dos Campeões que o futebol de Lisandro tem encontrado verdadeira expressão esta época. Os números são indesmentíveis: seis golos marcados fazem do argentino o melhor marcador da equipa na prova e o segundo melhor em termos absolutos, atrás de Gerrard, do Liverpool, e de Klose, do Bayern de Munique. Divide o segundo posto com o compatriota Messi, do Barcelona. De todos estes jogadores, é o portista quem tem mais minutos de competição. Lisandro não jogou em Guimarães devido a castigo e agora prepara-se para render Farías na estrutura titular montada por Jesualdo Ferreira.

Mais do que em qualquer outra temporada, Lisandro encontrou na Liga dos Campeões a montra ideal para brilhar. Na época de 2005/06, a primeira na Europa, Lisandro apontou um golo e a equipa não passou da primeira fase. Nas duas épocas seguintes, com o FC Porto a chegar aos oitavos-de-final, marcou três em cada. Esta temporada bateu os próprios recordes. Seis golos em oito jogos. Com os dois golos marcados em Istambul, ao Fenerbahçe, Lisandro tornou-se no segundo melhor marcador do FC Porto na Liga dos Campeões. Também marcou em Madrid e, agora, tem 13 golos apontados, menos seis do que Jardel. Amanhã, no Old Trafford, o camisola nove pretende encurtar ainda mais a diferença, embora se afigure complicado chegar esta época à marca do brasileiro.

Outra coisa em que Lisandro se destaca nas estatísticas da Liga dos Campeões é nos remates à baliza. Tem 17, a segunda melhor marca esta época, à frente de Del Piero, com 16, que já não está na competição. Prova do acerto de Lisandro também está nos remates ao lado. Só tem oito, estando no 30º lugar. Ou seja, quando Lisandro remata a bola vai quase sempre na direcção da baliza. Van der Sar que se cuide...


Tomaz Andrade n' O Jogo.

Sem comentários: