sábado, 18 de abril de 2009

Já ganhámos sem Lucho

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:

Jesualdo Ferreira surgiu concentrado no próximo objectivo do FC Porto, que passa pela conquista do campeonato. Apesar de, em consequência do jogo da segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões com o Manchester United, os azuis e brancos terem perdido Lucho, operado anteontem ao joelho esquerdo. O técnico sublinhou a importância do argentino na equipa, mas foi dizendo nas entrelinhas que havia soluções no grupo de trabalho para colmatar a ausência do médio, desdramatizando-a, ao ponto de lembrar que o FC Porto já ganhou sem Lucho noutras alturas - O JOGO reproduz o quadro de jogos de campeonato sem o argentino. De qualquer forma, Jesualdo deixou bem vincado que a deslocação a Coimbra não será um passeio e que a equipa terá de estar ao seu melhor nível para vencer um adversário que ainda só perdeu uma vez em casa esta temporada, com o Benfica.

De que forma é que a ausência de Lucho poderá afectar a equipa daqui em diante?

É a equipa e o seu colectivo que vão resolver essa questão.

Há espaço para ganhar coisas sem Lucho?

Não, não há espaço para ganhar coisas sem o Lucho. O que há é uma equipa que foi capaz, em alguns momentos deste campeonato e desta Champions, de ganhar jogos sem o Lucho. O Lucho, como qualquer outro jogador deste plantel, tem um peso muito grande dentro da equipa, mas a equipa sempre foi capaz, e vai continuar a ser, de jogar colectivamente e conseguir resultados que também conseguiu com ele. Não se vai inferir aqui que estamos a menosprezar a sua importância, não é nada disso. Mas nunca ganhamos com um jogador, mas como equipa.

Mas há outros jogadores com mazelas do jogo com o Manchester, como o Rodríguez, ou o Sapunaru. Está a contar com eles para a Académica?

Neste momento, dão todas as garantias de que poderão estar em condições. Faltam 48 horas, portanto só amanhã [hoje] é que decidiremos em definitivo sobre os jogadores convocados, mas não há nenhum elemento que diga que possam estar fora do jogo.

Que jogo espera frente à Académica?

Difícil. Esta época, a Académica só perdeu em casa com o Benfica. Este jogo vai exigir do FC Porto o mesmo nível de rendimento que teve noutros jogos de elevado grau de dificuldade. A equipa foi capaz de sair de alguma tristeza que teve pelo facto de ter sido eliminada da Champions; está sólida, capaz e segura do seu valor, porque sente que tudo o que aconteceu não foi por incapacidade. O FC Porto vai com a determinação de ganhar. Sente que tem capacidade para o fazer e vejo, no trabalho, a força para chegar a Coimbra e lutar pelo resultado e pela vitória.

Quatro mil adeptos estão confirmados em Coimbra...

Isto significa a força do FC Porto, significa o orgulho que os adeptos têm no clube e na sua equipa, o crédito de confiança que temos e vamos jogar forte com ele. É o único crédito que temos; é a confiança nas nossas capacidades e a confiança de quem acredita em nós. Em nenhum momento deste trajecto deixamos de acreditar naquilo que somos capazes de fazer. Não há nada, nem ninguém, que nos possa perturbar naquilo que são os nossos objectivos.

Sem comentários: