quarta-feira, 15 de abril de 2009

Sabemos o que temos de fazer

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:

Nem mais nem menos confiante do que há uma semana. Jesualdo Ferreira acredita no apuramento para as meias-finais e já traçou o plano, mas, quando falou, não se sabia se essa planificação incluía a ausência do banco. O que se sabe é que a vantagem conseguida em Inglaterra não vai alterar a identidade do FC Porto, que pretende discutir o jogo. Como fez em Old Trafford.

Que Manchester espera: de peito feito ou à espera do erro do FC Porto?

Vou aproveitar uma página dos jornais em que o Cissokho diz que o Ronaldo era um jogador como outros, que é humano. O que ele queria dizer, e é também essa a nossa perspectiva, é que vamos jogar contra a melhor equipa da Europa, que tem o melhor jogador do Mundo. E, se o Ronaldo é como os outros, imaginem como são os outros… Eu também disse que tínhamos muita confiança e vontade de fazer um bom jogo. Uma semana depois, temos a mesma confiança e os meus jogadores querem muito ganhar para seguir em frente. Temos consciência da qualidade da equipa do Manchester, que terá, seguramente, as mesmas posições. Isto significa que estaremos perante um jogo que se vai resolver nos 90 ou em 120 minutos e em que vamos, no campo, colocar o que somos capazes de fazer bem, com confiança e motivação.

Depois do empate em Inglaterra, o FC Porto assume o favoritismo?

Se antes de jogarmos esta eliminatória, contra a melhor equipa da Europa e do Mundo, dissemos que íamos discutir o resultado e jogar como sabíamos, agora a nossa posição é exactamente igual. O que vem de fora da nossa estrutura é que pode ser diferente. A confiança não aumentou porque já era grande quando entrámos em Manchester. Sabemos o que temos de fazer para sermos felizes, mas a felicidade não se consegue sempre que se quer. Neste caso, ser feliz é passar a eliminatória.

O histórico caseiro com as equipas inglesas pode beneficiar de alguma forma o FC Porto?

Nesta equipa haverá três ou quatro jogadores que jogaram no passado com equipas inglesas na Champions. Por isso, essas questões não pesam.

O facto de não precisar de ganhar poderá alterar a forma de o FC Porto jogar?

Não, porque não sabemos jogar de outra forma. A única coisa que nunca vou fazer enquanto treinador desta equipa é mudar a sua identidade ou os processos, limitando as capacidades dos meus jogadores. O que nos interessa é que o jogo comece e que o possamos discutir.

Trocar de lugar com Ferguson? Não, obrigado

A meio da conferência, uma ligeira provocação a Jesualdo Ferreira. Depois do 2-2 de Old Trafford, trocava de lugar com Alex Ferguson? A resposta foi imediata. "Não". Seguiu-se a justificação e nem os milhões de euros de orçamento dos "red devils" o fariam mudar de opinião. "Gosto da minha equipa, do clube, do trabalho que fazemos aqui e não era capaz de dirigir a equipa do Manchester", sublinhou. Enquanto treinador, Jesualdo não considera este como o jogo mais importante da sua carreira, mesmo que não se jogue todos os dias contra o campeão da Europa e do Mundo. "Este é um jogo para desfrutar como um dos mais importantes, mas não é o jogo da minha vida."

Sem comentários: