quarta-feira, 15 de abril de 2009

Jesualdo Ferreira

A minha primeira participação no Futebolartte

Escrevo às 17h do dia 15 de Abril de 2009, não sei o que vai acontecer mais logo entre as 19h 45m e as 21h 35m sensivelmente. Mas tenho de admitir que passei a admirar muito Jesualdo Ferreira.
Quando ele foi escolhido para treinar o FCP não achei uma boa escolha mas concedi o benefício da dúvida a Pinto da Costa, apesar das escolhas dele depois de Mourinho não terem sido as melhores. Fiquei satisfeita com a primeira época e com a segunda, à excepção da participação na Liga dos Campeões, em que achei sempre que ele tinha um sentimento de inferioridade qualquer que o impedia de arriscar, achava que o FCP era inferior às outras equipas. A sua relação meio conflituosa com a estrela Ricardo Quaresma também não ajudava.
Este ano a época começou mal, depois de uma pré-época boa o FCP titubeou e aquela saga da transferência do Quaresma não ajudou, Jesualdo viu-se também sem alguns jogadores-chave a ter que começar de novo a formação da equipa. cheguei a acenar-lhe com um lenço branco a 25 de Outubro, mas depois mudei completamente de opinião. A equipa foi crescendo e Jesualdo demonstrou ser um estratega e um treinador de mão cheia. O que quer que suceda hoje à noite não mudará a minha opinião favorável nem o meu desejo que ele continue a treinar o FCP. Mesmo que haja jogadores-chave a sair, sei que ele conseguirá dar a volta e preparar os novos, fazendo outra equipa de sucesso.
Deve também ter-se em linha de conta a estrutura que está por detrás do treinador, a máquina de organização, persistência, saber fazer, saber prever, saber preparar que é o Futebol Clube do Porto.

1 comentário:

m.camilo disse...

Juro que no dia anterior ao jogo comentei com um amigo que um dos meus maiores receios seria a colocação do Anderson na formação da equipa inicial do Manchester. E tive razão. Na minha modesta opinião ele foi o "esteio" do United até à substituição.
Vejam bem (se puderem) as imagens e o jogo que este pequeno génio colocou em campo. Sem ele os Ronaldos e os Ronneys deste mundo futebolístico se calhar não seriam tão eficientes.