sábado, 21 de março de 2009

Vem aí Ronaldo

O sorteio dos quartos-de-final mostrou um sentido de humor perverso: além de recolocar o Manchester no caminho dos portistas, evocando memórias de 2003/04, proporcionou o quinto confronto consecutivo na Champions entre Liverpool e Chelsea! O vencedor da escaldante eliminatória (mesmo sem Mourinho) defrontará Barcelona ou Bayern, as equipas que golearam o Sporting. Sobram Villarreal e Arsenal, que cruzam com FC Porto ou United

O mistério resolveu-se ao segundo jogo sorteado, com um destino previsível: Inglaterra volta a atravessar-se no caminho do FC Porto e, coincidência das coincidências, com a única equipa, das que realmente contam, que Jesualdo ainda não tinha enfrentado. Depois de Arsenal, duas vezes, Chelsea e Liverpool, experimenta o Manchester. O mesmo Manchester que abriu a porta dos quartos na última vez que os portistas lá chegaram. Agora é a das meias que está em causa. Sublinhe-se uma parte que pode ter passado despercebida: o mesmo Manchester. Ou quase. Tal como em 2004, há Alex Ferguson, claro, mas há também Gary Neville, Ferdinand, Scholes, Giggs, O'Shea, Brown, Rooney ou Cristiano Ronaldo. Um Ronaldo que, é verdade, mudou alguma coisa: deixou de ser o talento promissor que, no conjunto desses dois jogos de 2004, esteve pouco mais de 25 minutos em campo, passeando agora o estatuto de melhor jogador do Mundo. Com a Bola de Ouro incluída.

Desmontando este Manchester, há muito mais para contar. Da soma de Ronaldo com as outras partes resulta o actual campeão europeu e, a par do FC Porto, o recordista de presenças na Liga dos Campeões: ambos com 15 participações. A isto chama-se experiência. No caso dos ingleses, essa experiência tem sido acumulada não só pelo clube, mas também pelos jogadores. Repare-se na diferença: no plantel portista, comparando com 2004, sobram apenas Pedro Emanuel e Nuno. A rodagem dos outros na Champions é substancialmente inferior.

Na página ao lado, estão alguns dos nomes ofuscados pelo mediatismo de Ronaldo, mas, como se comprova resumidamente, com currículo suficiente para terem vida própria. Entre eles, destaque óbvio para Nani e Anderson, este com parte do cordão umbilical no Dragão.

Alex Ferguson gostou do sorteio (já tinha gostado do de 2004); Jesualdo também. Em Liverpool, Rafa Benítez, que não tem nada que ver com o caso, achou por bem, no comentário ao sorteio, suspirar pela sorte de Ferguson. O FC Porto costuma - ou costumava, pelo menos - gostar desse tipo de referências, transformando-as em parte integrante das respostas dadas em campo. Em todo o caso, há uma evidência que ressalta dos números: os dragões nunca ganharam em Inglaterra. Em 2004, nem precisaram de o fazer, até porque, noutra verdade mais simpática, também nunca perderam com equipas inglesas no Dragão...

Villarreal ou reencontrar o Arsenal nas meias

Um jogo de cada vez, é isso que os treinadores e jogadores dizem mesmo que não o pensem. No entanto, devido às regras do sorteio da UEFA, já é possível saber quem vai jogar com quem nas meias-finais da Liga dos Campeões. No caso de o FC Porto eliminar o Manchester United, que é simplesmente o campeão europeu em título, irá defrontar o Villarreal, de Espanha, ou o Arsenal, de Inglaterra. A questão está cheia de ses, mas se o FC Porto e o Arsenal seguirem para as meias-finais, então será um reencontro. Na fase de grupos as duas equipas enfrentaram-se e se o Arsenal humilhou o FC Porto em Londres, foi a equipa de Jesualdo que acabou por ficar com o primeiro lugar.

FC Porto

57 títulos

- 2 Ligas dos Campeões

- 1 Taça UEFA

- 2 Taça Intercontinental

- 1 Supertaça Europeia

- 23 Campeonatos

- 13 Taças de Portugal

- 15 Supertaças

Manchester

55 títulos

- 3 Ligas dos Campeões

- 1 Taça Intercontinental

- 1 Mundial de Clubes

- 1 Taça das Taças

- 1 Supertaça Europeia

- 17 Campeonatos

- 11 Taças de Inglaterra

- 3 Taças da Liga

- 17 Supertaças

Hugo Sousa e Carlos Gouveia n' O Jogo.

Sem comentários: