domingo, 15 de março de 2009

Depois do Atlético jogadores não vão querer fazer má figura

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:

Depois da passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, Jesualdo Ferreira apresentou-se na sala de imprensa bem-disposto, sorridente e conversador. Falou da Naval, dos adversários, do ciclo complicado que se avizinha e da Champions.

Está à espera de uma Naval defensiva no Dragão?

A Naval foi a última equipa no campeonato que venceu o FC Porto; fez uma boa exibição com o Benfica, e a derrota foi injusta para aquilo que produziu. Tem um processo de jogo e jogadores que me levam a acreditar que não vão apresentar uma atitude muita defensiva. Os jogadores da Naval têm qualidade técnica, são rápidos e gostam de jogar, e por isso acredito vão fazer um jogo mais aberto do que outras equipas com mais responsabilidades que nos visitaram recentemente. Vai ser um jogo difícil para nós, mais difícil do que frente ao Atlético, porque, com o Atlético, o empate era suficiente.

O FC Porto defronta o adversário que o Benfica deixa e tem sido normal ouvi-lo a elogiar as exibições dessas equipas e a considerar que o resultado foi injusto. Entende que o Benfica tem mais pontos do que aqueles que merece?

O Benfica tem provavelmente os pontos que merece ter, tal como o FC Porto. Passaram 21 jornadas, e já deu para perceber o perfil das três equipas que costumam lutar pelo título. Nós temos os pontos que merecemos, porque estamos a fazer um mau campeonato em casa, apesar de nada justificar esse facto; provavelmente, o Benfica não tem mais pontos, porque não está a conseguir fazer, nos jogos fora, os mesmos resultados dos jogos em casa; e o Sporting não merece mais, porque tem tido outro tipo de problemas que não lhe conferem a estabilidade que certamente gostaria de ter. Por isso, mais ponto menos ponto, acredito que a classificação é justa.

O FC Porto tem sete vitórias consecutivas fora, mas, em casa, tem sido irregular. Como explica este facto?

Com a ineficácia... Não temos sido eficazes em casa, temos de melhorar, de fazer os golos que merecemos e não conseguimos. Os jogos têm 90 minutos e é preciso paciência sobre o ponto de vista emocional e mental, porque a equipa precisa de perceber - e às vezes ainda não percebe - quais são as respostas que tem de dar em determinados momentos do jogo. Por vezes, ficamos nervosos precisamente porque não temos paciência. É isso que temos de eliminar.

É mais difícil motivar os jogadores depois de um jogo para a Liga dos Campeões?

É mais difícil, porque a expectativa é menor. Por isso é que digo que, quantos mais desafios tivermos, mais fácil será motivar os jogadores. Mas grande parte dos jogadores que defrontaram o Atlético de Madrid vai jogar com a Naval. E estou certo de que eles não vão querer fazer má figura ou passar por uma situação menos respeitável. Ninguém gosta disso.

Sem comentários: