sexta-feira, 6 de março de 2009

Leixões vai obrigar-nos a jogar nos limites

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:

Atlético de Madrid? Nem pensar. Jesualdo Ferreira desfez-se em elogios ao Leixões, continua a considerá-lo um dos candidatos ao título, e não quer que nada desvie os seus jogadores do objectivo de vencer no Estádio do Mar, onde apenas o Nacional conseguiu conquistar os três pontos, e na primeira jornada. O técnico voltou a admitir as dificuldades da sua equipa contra adversários que se fecham e mostrou-se pouco preocupado com a pressão que o Benfica possa exercer por estar a apenas dois pontos de distância.

Existe o risco de os jogadores do FC Porto já estarem a pensar no Atlético de Madrid?

Essa pergunta só tem uma resposta: vamos jogar com o Leixões e é sobre esse jogo que devemos conversar. Vai ser um jogo difícil, o Leixões perdeu apenas um jogo em sua casa e na primeira jornada do campeonato. Foi, e é, uma equipa sensação na Liga e, como tal, prevemos grandes dificuldades. É um jogo de risco máximo, o que não foge do quadro de jogos que temos tido ultimamente. Por isso, as nossas atenções estão todas viradas para este jogo.

Considera que este Leixões está mais forte do que aquele que foi vencer ao Dragão?

O Leixões tem a mesma matriz táctica desde o início da época, está uma equipa mais madura porque os seus jogadores cresceram. Também tem alguns jogadores mais desgastados, como acontece com todas as equipas. É uma equipa muito bem organizada, com uma dinâmica de trabalho colectivo muito forte.

Numa das suas conferências de Imprensa recentes não excluiu o Leixões da luta pelo título. Mantém a opinião?

A dez jornadas do fim, sim. Tal como as coisas se têm passado nos lugares mais próximos do título e das competições europeias, não podemos eliminar ninguém. O Leixões merece o nosso crédito, apreço e respeito. Estar três ou quatro jornadas em primeiro acontece a muitas equipas, estar vinte jornadas onde está é que não. E o Leixões e o FC Porto são as equipas com mais presenças no primeiro lugar. Nesse sentido, tenho que ter muito respeito pelo Leixões, que passa por entendê-lo como uma boa equipa, organizada e com grande sentido colectivo, que vai obrigar o FC Porto a jogar nos limites porque queremos ganhar no Estádio do Mar. Daí que não tenham cabimento as questões sobre poupanças.

A aproximação do Benfica na tabela aumenta a pressão para este jogo?

Não. Estamos em primeiro e se estivéssemos com mais ou menos pontos de vantagem era igual, Não aumenta nada o facto de o Benfica estar a dois pontos. A nossa perspectiva não tem a ver com quem está atrás de nós, mas com aquilo que pretendemos conseguir que são os três pontos que nos garantem a liderança, reduzindo mais uma jornada ao campeonato.

Sem comentários: