terça-feira, 24 de março de 2009

O FC Porto de 2003/04 foi a melhor equipa que já treinei

José Mourinho sobre o FCPorto:

"O FC Porto de 2003/04 foi a melhor equipa que já treinei." E José Mourinho foi mais longe. "Num país economicamente mais forte, aquele conjunto podia ter marcado uma época. Era melhor do que as outras equipas e podia tê-lo feito, mas depois pesaram mais forte os factores económicos, os motivacionais, e o clube aproveitou e bem, ganhando algum dinheiro", referiu o português.
Em 2003/2004, o FC Porto conquistou a Liga dos Campeões sob o comando de José Mourinho. Desde então, só na actual temporada os azuis e brancos voltam a passar dos oitavos-de-final, agora com Jesualdo Ferreira no comando. Nada mais natural, portanto, do que confrontar o Honoris Causa com o feito do treinador actual. A primeira resposta, sobre as possibilidades de apuramento dos portistas, foi evasiva. "É uma pergunta para Jesualdo Ferreira e para o FC Porto, mas na minha opinião presumo que Jesualdo Ferreira, como qualquer treinador, tenha esperança, tenha crença na sua equipa", começou por comentar o técnico do Inter de Milão, que esta época já ficou pelo caminho, aos pés do Manchester United, futuro adversário do FC Porto.

Em seguida, no entanto, Mourinho deixou entender que acredita no apuramento do seu antigo conjunto: "O FC Porto é uma equipa com tradição na Liga dos Campeões, é uma equipa que está lá ano após ano. Estes jogadores ainda não ganharam nada a nível europeu, mas são jogadores com experiência e com estrutura mental. O próprio clube é forte e viaja sem medos e sem limitações."

Relembrado foi ainda um factor histórico que, quer se queira quer não, pode ter o seu peso, quanto mais não seja a nível do subconsciente. Dizia ontem Mourinho que o FC Porto "conta ainda com um factor de tradição a seu favor", uma vez que "nas competições europeias nunca perdeu em casa com equipas inglesas".

Contas feitas, nada impede os dragões de sonharem com o apuramento. Tal como há cinco anos, quando os red devils foram eliminados na sua própria casa pela turma de Deco, Costinha, Baía, etc., desta vez, as hipóteses da surpresa também não devem ser desprezadas.

"Por que não? É possível! Em 2004, todos pensavam que não ia ser possível, mas foi. Por que não agora?", questionou o homem ligado a um dos maiores feitos do tricampeão português em título.

Sem comentários: