sexta-feira, 20 de março de 2009

Bruno Alves e Lisandro os alvos do Verão

Seguindo a tradição dos dois grandes negócios por ano, repetida nas últimas épocas, Bruno Alves e Lisandro são, ao que apurou O JOGO, os dois jogadores mais bem colocados para encher os cofres do FC Porto no próximo Verão. Há mesmo indicações de que existe um compromisso informal do clube para os libertar mediante determinados valores, um pouco à semelhança de acordos feitos no passado com Deco ou Quaresma. Aliás, Bruno Alves e Lisandro são, neste momento, os jogadores do actual plantel mais cobiçados, pelo menos tendo em conta as verbas que o FC Porto costuma exigir neste tipo de negócios - nunca inferiores a 20 milhões de euros. Os dois jogadores receberam, inclusivamente, no final da última temporada - e também no decorrer desta -, propostas para abandonar o FC Porto, que a SAD rejeitou de pronto. O Tottenham, por exemplo, ofereceu 20 milhões de euros no início da época para tentar levar Lisandro, enquanto Bruno Alves foi assediado por vários clubes, apesar de apenas o Manchester City ter apresentado uma proposta formal.

O FC Porto recusou-se sempre a deixá-los sair, até porque já tinha vendido Bosingwa e Quaresma (com quem havia um compromisso, insista-se) e, com isso, encaixado a verba necessária para encarar a nova época com tranquilidade do ponto de vista financeiro. Ficou, porém, a promessa de que a história poderá ser diferente no final da presente temporada. Na eventualidade - provável - de voltarem a surgir interessados, apesar da crise, Bruno Alves e Lisandro terão a tal garantia de que podem sair do Dragão. Existe, no entanto, e como é lógico, um valor mínimo para permitir que a premissa anterior seja possível: haver clubes dispostos a gastar, no mínimo, 25 milhões pelo central e 20 pelo avançado. Aparentemente, isso é uma possibilidade bem real. Nesse sentido, jogadores como Lucho, Rodríguez ou até mesmo Hulk devem continuar no FC Porto no próximo ano, quem sabe na perspectiva de sair no final da temporada que se segue. A não ser, claro está, que surja, entretanto, uma proposta irrecusável por qualquer um deles. Como surgiu, por exemplo, para Anderson.

O FC Porto prepara-se, deste modo, para voltar a dominar o mercado de transferências no próximo Verão. A boa campanha interna, onde existe a perspectiva de vencer o campeonato e a Taça de Portugal, multiplicada esta época pelos feitos alcançados na Liga dos Campeões, ajudou a transformar os principais activos do plantel em alvos ainda mais apetecíveis para alguns dos maiores clubes europeus.

Pedro Marques Costa n' O Jogo.

Sem comentários: