terça-feira, 4 de agosto de 2009

Prontos para o campeonato mais difícil dos últimos anos

A seis dias do arranque oficial da temporada, o responsável pelo futebol portistas faz um balanço positivo da pré-época do tetracampeão nacional, não só ao nível do que eram os objectivos desportivos, mas também ao nível da projecção da marca, nomeadamente através da participação na Peace Cup. Pelo meio, Antero Henrique pede cuidado aos árbitros na protecção a jogadores como Hulk e reconhece que os adversários estão mais fortes, mas avisa que o FC Porto está preparado para defender o título e atacar o penta

Este plantel está fechado ou ainda há espaço para retoques de última hora?

Nos dias de hoje, todos os plantéis estão sempre fechados e sempre abertos.

Se estiver aberto, está para reforçar o ataque?

Essas são especificidades nas quais não vou entrar. São análises que fazemos a nível interno e, a partir das conclusões que tiramos, em conjunto com a equipa técnica, agimos da forma que entendemos e podemos. O FC Porto não contrata os jogadores que quer, mas aqueles que são mais adequados.

Kléber seria um jogador adequado?

Não comento.

E no capítulo das saídas, Bruno Alves não é uma preocupação?

Não é uma preocupação, simplesmente porque nada mudou desde a última vez que o presidente do FC Porto falou sobre o assunto, e de forma muito clara. Toda a gente sabe que existe uma cláusula e toda a gente sabe que o FC Porto pretende que o jogador continue. Também é público, porque o FC Porto tornou público, que não há qualquer proposta para a transferência do jogador.

Considera que a equipa está preparada para o arranque da temporada?

Achamos que a equipa está preparada para iniciar as competições porque confiamos nos jogadores que cá estavam e acreditamos nos jogadores que chegaram. Aliás, o FC Porto é a única equipa nacional, a par do Paços de Ferreira, que pode lutar pelas quatro competições internas. Estamos em condições e apetrechados para lutar por essas quatro competições. Para já, vamos à procura de conquistar a 16ª Supertaça e queremos fazê-lo com apoio daquele que consideramos ser o nosso primeiro jogador, não o 12º. Para o FC Porto, para a estrutura, para os jogadores e para os técnicos, o nosso público é o primeiro jogador.

Há uma hipótese de o FC Porto poder ser a única equipa na Champions esta temporada…

Não acredito. Tenho a certeza de que o Sporting vai conseguir o apuramento e vai garantir a presença na fase de grupos da Champions ao lado do FC Porto como representante do futebol português na primeira competição de clubes do Mundo.

Um grande desafio em perspectiva para a conquista do penta, então?

O mais difícil dos últimos anos, claramente. Mesmo dos anos a seguir àqueles em que não ganhámos.

Prontos para ele?

Absolutamente preparados.

A começar pela Supertaça…

A Supertaça é muito importante para o FC Porto, pelo seu valor intrínseco, por sermos o clube com mais títulos na competição, mas também se disputar numa fase crucial da temporada. Por isso mesmo, esperamos que os adeptos do FC Porto invadam Aveiro e nos acompanhem em mais esta conquista. O nosso público percebe a estratégia do clube em relação à integração dos jogadores e sabe que pode ter um papel determinante na construção e consolidação da equipa porque entende que a integração dos novos deve ser feita com o auxílio de todos. E é com a ajuda de todos que conseguimos ter equipas fortes e competitivas.

Hugo Sousa n' O Jogo.

Sem comentários: