sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Arte da guerra

1 Vejamos: conseguirão Falcao, Farías, Hulk, Varela e Orlando Sá dar conta do recado lá na frente, com os contributos de Rodríguez e de Mariano (se este perder o ar de empregado de mesa do Café Tortoni de Buenos Aires)? O problema de quem teve Jardel, Domingos e Gomes é que esse sentimento degenera em «nostalgia do goleador». A «nostalgia do goleador» é uma das mais graves doenças do adepto - porque, de episódica, pode passar a crónica.
A vantagem de Jesualdo é que os manda reaprender tudo o que já sabiam até que comecem a jogar de régua e esquadro; já começou o trabalho com Varela, está a começar com Falcao. Falcao é promissor neste modelo de jogo; se levar a bênção de Jesualdo, há-de aparecer na área como um fuzileiro em combate, arrastando as tropas, abrindo alas onde antes estava mato puro. Por mim, gosto das campanhas de guerrilha, sem pompa nem circunstância. É aí que se revelam os grandes combatentes, destinados aos exércitos da frente.E não é preciso perceber da Arte da Guerra para fazer o balanço dos últimos três campeonatos.

2 Soube, por amigos bem informados, que o Benfica vai ter de devolver o título de campeão nacional desta época. Durante os meses de Julho e Agosto não havia redacção de jornal (por mais circunspecta que fosse), comentarista televisivo (por mais fechado que estivesse o seu rosto) sem falar das conversas de fim de tarde com os meus vizinhos no supermercado Tradicional, que não me garantisse o título às primeiras jornadas. Não valia a pena discutir o campeonato e perder tempo a jogar. Bastava discutir estratégia e transformar a I Liga em hipótese de Playstation. Eu bem vi, aos 88', Rui Costa a roer as unhas no último jogo com os «amiguinhos» do Guimarães. Ramires, aos 90', foi o corta-unhas de Rui Costa. Mas não evitou a devolução do troféu.

3 Deve Liedson ser aceite na selecção? Se for português, sim. Vejo nele um algarvio impuro; Deco era minhoto, cheio de malandrice. Pepe nasceu em Trás-os-Montes.

Francisco José Viegas n'A Bola.

Sem comentários: