sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Não há campeões de Inverno

SE olharmos apenas para os números — o que está muito na moda — podemos dizer que se alargou o fosso entre os 'três grandes' e o resto dos clubes. O dinheiro movimentado por Benfica, FC Porto e Sporting, por esta ordem (sendo que só o FCP arrecadou mais do que gastou), atinge proporções que são uma ninharia em relação a outros países, mas muito significativos em Portugal. Eu desconfio sempre da onda gigantesca de contratações que pode gerar muitas primeiras páginas e entusiasmo nas hostes, mas que precisa de talento no campo para crescer. Prefiro as surpresas que rasgam o espectáculo das estrelas e se revelam no jogo. Foi assim com Cissokho, foi assim com Nené (o melhor marcador na última Liga) e até poderia ser assim com Cristiano (Paços).
A aposta nas 'grandes figuras' lembra-me desastres recentes ou distantes que, se não põem em causa o valor desses jogadores, recordam a necessidade de saber a que é que se está a jogar. Se é futebol mesmo, por exemplo. A aposta nas 'marcas', um delírio sem justificação para o pequeno futebol português, pode ser o golpe de misericórdia nas suas finanças. Mas o campeonato começa hoje, e isso é que importa. Do FC Porto espero, por isso, que tivesse aprendido com as declarações de Jesualdo no final do jogo da Supertaça. E com calma, porque não há campeões de Inverno.

EM Portugal criou-se a ideia de que fazer perguntas sobre a selecção é semelhante a ser-se 'antipatriota', um crime que comove muita gente que pendura bandeirinhas. Vamos e venhamos, convinha saber o que se aprendeu - em matéria de futebol - no Liechtenstein. 3-0, uma fartura frente à selecção que é a 150.ª no ranking da FIFA? 4x4x2 em vez de 4x3x3, se se voltou ao mesmo na segunda parte? Ora bolas. O importante é saber que, para afinar os jogos decisivos que nos faltam para decidir se vamos, ou não, à África do Sul, o Liechtenstein nos recebeu com simpatia. Mas o resto está na mesma: 45 minutos em branco, se é que não repararam.

Francisco José Viegas n'A Bola.

Sem comentários: