sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Estamos longe do que podemos fazer

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:

De volta ao local do crime, Jesualdo Ferreira garantiu ontem que a derrota sofrida na Figueira da Foz na época passada - a última para o campeonato - não terá qualquer influência na partida de amanhã. As dificuldades que espera encontrar são baseadas na qualidade e motivação do adversário e nas dimensões do terreno. Mesmo considerando que o FC Porto fez um bom jogo diante do Nacional, em que apresentou um onze sem cinco dos habituais titulares na caminhada para o tetra, o professor está consciente de que tem ainda muito trabalho pela frente para conseguir que a equipa renda aquilo que pretende.


O FC Porto desloca-se ao terreno onde sofreu a última derrota para o campeonato. Alguma preocupação acrescida?
Não necessariamente. É uma deslocação difícil porque a Naval é uma boa equipa, porque o estádio é pequeno e com pouco público, o que é sempre preocupante quando se trata de uma Liga profissional. Aliás, esse é um aspecto que se tem repetido com frequência, com excepção dos estádios dos clubes grandes. A Naval perdeu na última jornada, pelo que terá uma motivação acrescida para o jogo com o FC Porto, além da qualidade que tem e do facto de ter praticamente os mesmos jogadores, com uma ou outra alteração apenas, que não retira a dificuldade que vamos sentir. Nos últimos três anos mantém os jogadores e ainda não sabemos quais os efeitos que produzem na equipa a perda do Paulão e do Marcelinho. Por isso, é um plantel que já se conhece, com um treinador que o conhece bem. É um jogo de grau de dificuldade elevado porque jogamos fora, diante de uma equipa que não tem os mesmos objectivos do FC Porto, mas que procura sempre fazer o melhor, como aconteceu na época passada. Contudo, termos perdido não é um factor relevante.


É possível haver mudanças no onze, nomeadamente a chamada de Rodríguez?
Só no sábado, e depois de terminarmos a semana de trabalho, é que me vou debruçar mais sobre essas questões. As estruturas que normalmente treinam e as que mais jogo e rotinas têm neste momento, são as que mais segurança nos dão, pelo menos, para iniciar o jogo.


É um treinador ainda mais optimista depois do jogo com o Nacional?
O FC Porto tem como meta, sempre, o jogo seguinte. O facto de termos estado bem e de ter havido uma observação diferente do FC Porto frente ao Nacional, não retira nada ao que é o nosso momento. Temos muito trabalho pela frente, muitos jogadores a preparar e a melhorar, temos o processo da equipa em crescimento e o jogo com o Nacional foi apenas uma etapa e não me deu mais ou menos optimismo. Ainda estamos muito longe daquilo que pretendemos e podemos. Quero recordar, que iniciámos esse jogo sem cinco titulares da época passada - Cissokho, Lucho, Lisandro, Hulk e Rodríguez. E o Nacional é uma equipa forte, que vinha de um triunfo diante de um ex-vencedor da Taça UEFA. Não foi isso que nos retirou tranquilidade nem sentido de responsabilidade e muito menos a convicção de que jogo a jogo temos de ir construindo a nossa equipa, aperfeiçoando os jogadores e crescer. Foi assim que arrancámos e que vamos continuar.

Sem comentários: