terça-feira, 4 de agosto de 2009

Parece que temos adversário

PERGUNTAVA há dias um jornal de onde viria o dinheiro com que a SAD do Benfica foi às compras esta época, tendo já gasto 24 milhões de euros em aquisições sonantes como Ramires, Javi García e Saviola. Sabendo-se que quase igual montante havia sido gasto na época passada em outras aquisições de jogadores (com resultados desportivos decepcionantes), sabendo-se que, nos nove primeiros meses deste ano, o passivo aumentou 18 milhões e que, tal como no ano anterior e à excepção de Katsouranis, o Benfica não conseguiu vender nenhum jogador (oficialmente, diz-se que não quis…) e que volta a estar fora das receitas da Champions, a questão que se colocava, cada vez mais intrigante, era a de descobrir onde ficava a mina de ouro que a SAD do Benfica aparentemente tinha desencantado.
Pois bem, segundo o jornal I relatava na sua edição de ontem, a mina de ouro responde pelo nome de Sagres, a cerveja, e foram os 40 milhões de euros que a cervejeira disponibilizou ao Benfica para os próximos dez anos que vão servir de garantia hipotecária junto da banca para um empréstimo que permita pagar o investimento deste ano em jogadores. Será assim uma operação tipo tudo-ou-nada, que, se tiver sucesso na frente desportiva, poderá relançar o Benfica no panorama futebolístico europeu e na liderança interna, com sustentação financeira, embora apertada; e, que, se voltar a falhar na frente futebolística, poderá criar um sério problema de viabilidade à SAD. A ser verdadeira a versão do «I», o Benfica está assim como o jogador de poker que, depois de ir perdendo paulatinamente ao longo da noite, vai buscar reforços em cash e joga toda a cave numa única jogada. Uma jogada de alto risco.

Tudo se desloca então para o terreno de jogo onde a equipa reforçada com aquisições de 24 milhões vai tentar, simplesmente, salvar o clube, relançando-o. E a verdade é que, a avaliar pelas impressões da pré-época e pelos relatos da imprensa desportiva (embora estes nem sempre fiáveis), a aposta, este ano, parece ter sido mais ponderada, mais acertada e mais feliz. É cedo ainda para apostar no sucesso desta operação tudo-ou-nada, mas já parece ser seguro dizer que o Benfica está de volta: de volta à competitividade, pelo menos.

Como já aqui disse, eu próprio ainda não abri a minha pré-época de espectador: ainda estou em letargia futebolística, curtindo as delicias das vitórias portistas na temporada que há tão pouco tempo terminou. Percebo que os adeptos benfiquistas sintam exactamente o contrário: uma fome de bola e de vitórias, próprias de quem apenas tem encaixado desgostos e frustrações nos anos anteriores. Mas eu, portista de barriga cheia, tetracampeão e mais e mais, ainda não me sinto com pressa alguma de entrar em jogo. Quer isto dizer que tenho visto pouco, muito pouco Benfica: uma espreitadela à televisão de vez em quando, às vezes mais prolongada quando me agrada o que vejo e porque eu, independentemente de ser o meu clube ou não, gosto de ver futebol bem jogado. O pouco que vi não dá, assim, para ter uma ideia feita do valor do novo Benfica, mas dá para perceber que alguma coisa, de facto, mudou e para melhor. A começar pela atitude competitiva, que faz lembrar, desculpem lá, o FC Porto: vê-se que a equipa entra em campo a sério, sem demoras a arrastar o jogo e a ver em que param as modas, com pressa de chegar ao golo e começar a construir a vitória. E vê-se que, uma vez alcançado o primeiro golo, a equipa não se encosta atrás nem entra em repouso — como tantas vezes sucedeu na época passada, em que um simples 1-0 frente a um adversário menor já parecia encher de satisfação e declara missão cumprida. Indiscutivelmente pareceu-me que este Benfica desculpa-se menos, lamuria menos e joga mais. Será que, finalmente, descobriu que as vitórias e os títulos não se alcançam pela simples reivindicação de direitos de soberania ou antiguidade, mas sim com trabalho, esforço, sacrifício, ordem e talento?

Se bem que os resultados da pré-época não sejam um barómetro infalível do que irá suceder depois, também é verdade que, ao fim de sete ou oito jogos, já é possível ir adivinhando o panorama geral. E, para já — facto não despiciendo para quem não está habituado a ganhar coisa alguma — o Benfica da pré-época soma vitórias em jogos e em torneios. E, se o Guadiana é mesmo um torneio feito à medida da sede de vitórias encarnadas, se o Troféu Platini (como lhe chamou Sílvio Cervan) é mais ou menos o mesmo, um encontro de amizade entre despeitados da Europa, já o Torneio de Amesterdão é coisa mais séria. E, mais importante do que os três troféus de pré-época já arrecadados, é o novo hábito de vitória que se vai instalando entre a equipa encarnada e que, bem gerido, se pode transformar de hábito em vício — conforme os portistas tão bem sabem.

Aparentemente, pois, o FC Porto terá encontrado adversário à altura nesta época que vai começar oficialmente para a semana e onde os portistas vão tentar um novo penta, a acrescentar ao outro, ainda tão recente nas memorias azuis e brancas. Com o Sporting a escolher friamente uma estratégia financeira diametralmente oposta à do Benfica, com as consequências desportivas daí resultantes, a luta este ano ou será naturalmente a dois ou o Sporting, a conseguir intrometer-se, alcançará uma proeza de todo o tamanho. E cobrirá os rivais de vergonha.

Também tenho visto muito pouco do FC Porto refundado — aliviado de três peças fundamentais (até ver…) e reforçado, como habitualmente, com um onze inteiro de sul-americanos, com os quais gastou o mesmo que o novo-Benfica, mas com a diferença de que facturou 70 milhões em vendas contra 1… Vi parte substancial do tetracampeão contra o Dínamo de Bucareste, um pouco do jogo contra os turcos do Besiktas e a segunda parte do triste jogo contra o Aston Villa.

Ao arrepio da opinião geral que tenho visto publicada, pareceu-me que a equipa está uns furos abaixo da anterior. Não vi nenhum reforço que me enchesse as medidas: Álvaro Pereira parece bom mas para já não faz esquecer o Cissokho, esse cometa futebolístico-financeiro que por lá passou seis meses; o Belluschi está londe de ter a classe e a visão de um Lucho e o Falcao dá uns toques, mas vai ter de fazer muito mais do que isso antes que o fantasma de Lisandro López deixe em paz as bancadas do Dragão. Depois, vi que Jesualdo não aproveitou nenhum dos meninos, quase todos portugueses, que o clube andou a comprar, a formar e a preparar nos últimos anos e que tanto pareciam prometer: Vieirinha foi vendido por tuta e meia, Hélder Barbosa, Ukra, Rabiola, Candeias e mais uns quantos, foi tudo emprestado, como de costume, levando-me a interrogar o que é afinal o tal projecto grandioso da escola de formação de jogadores? Em contrapartida, vejo que se continua a insistir e apostar numa panóplia de jogadores sul-americanos que, pelo que tenho visto, apenas confirmam o que já se sabia: que não têm categoria para uma equipa com as responsabilidades do FC Porto. É o caso de Bénitez, claro (parece que já foi emprestado), mas também de Tomás Costa, Guarín, Mariano e Farías: não creio que daqui alguma vez saia uma boa surpresa.

Assim, as primeiras (e, repito, pouco fundamentadas) impressões que tiro desta pré-época são as de um Benfica claramente mais forte e um FC Porto (por enquanto…) mais fraco. Mau para nós, portistas, bom para o campeonato.

Miguel Sousa Tavares n' A Bola.

Sem comentários: