sexta-feira, 21 de agosto de 2009

100 milhões blindam Hulk

Hulk vai ser jogador do FC Porto até 2014. Clube e jogador chegaram a acordo para o prolongamento do contrato que os unia até 2012 por mais dois anos e os responsáveis da SAD portista aproveitaram a oportunidade para fazer subir a cláusula de rescisão do brasileiro para uns estratosféricos 100 milhões de euros. Recorde-se que o avançado brasileiro assinou na última temporada por quatro épocas com os portistas, prevendo o contrato original uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros, um valor considerado agora demasiado baixo perante a valorização que o jogador conheceu durante a última época e o enorme potencial de crescimento que ainda demonstra. O acordo ontem alcançado entre o FC Porto e o jogador praticamente assegura a sua permanência no plantel durante, pelo menos, mais uma época, blindando-o contra eventuais ofensivas até ao encerramento do mercado de transferências. Recorde-se, a título de curiosidade, que Cristiano Ronaldo, o jogador mais caro de sempre, foi transferido do Manchester United para o Real Madrid por 94 milhões de euros, sendo intenção dos responsáveis portistas valorizar Hulk precisamente ao nível dos melhores jogadores do Mundo.

Outra leitura que necessariamente se deve retirar do acordo alcançado entre o FC Porto e Hulk tem a ver com o voto de confiança mútuo que o mesmo representa. Por um lado, numa altura em que o jogador foi alvo de críticas ferozes após a sua expulsão no jogo com o Paços de Ferreira, o FC Porto demonstra de forma clara e inequívoca que conta com ele para chegar ao penta e mais além. Por outro lado, mesmo consciente do interesse que existe em si no mercado, o próprio Hulk assume o FC Porto como clube ideal para continuar a desenvolver todo o seu potencial, prolongando e consolidando o vínculo que o une ao clube.

Tão valorizado como os melhores do Mundo

A cláusula de rescisão de Hulk passa a constituir um novo recorde em Portugal. Os 40 milhões previstos no contrato original já representavam o valor mais elevado no FC Porto, mas os 100 milhões tornam Hulk no jogador potencialmente mais caro do futebol português. No Benfica, Cardozo e David Luiz têm cláusulas de rescisão de 50 milhões de euros, enquanto no Sporting, Miguel Veloso é recordista com 30 milhões. Em termos mundiais, Cristiano Ronaldo lidera, com mil milhões de euros de cláusula de rescisão. Contudo, nunca nenhum jogador foi transferido por mais do que os 94 milhões de euros pagos pelo Real ao Manchester pelo português. O FC Porto nunca vendeu um jogador acima dos cerca de 32 milhões conseguidos por Anderson, mas Hulk pode ser o próximo recordista.

Jorge Maia n' O Jogo.

Sem comentários: