sexta-feira, 21 de agosto de 2009

E mais de Rui Moreira

'Pero que las hay…'

XISTRA arbitrou, na época passada, os jogos em Guimarães, em que Hulk levou uma carga de pancada, e na Amadora, em que foi lesionado gravemente por uma entrada maldosa de um jogador que nem sequer foi admoestado. Vítor Pereira achou por bem nomeá-lo para o jogo de abertura do campeonato, talvez para provocar o treinador portista que se tem queixado das sucessivas faltas que Hulk tem sofrido, e que ficam impunes. Na 1.ª parte, Hulk viu um cartão amarelo por reclamar, com razão, por ter sido assinalada falta que não cometeu. Na 2.ª parte foi expulso por uma falta que não existiu. Não, não fui só eu a ver, Coroado também viu. O que é certo é que já muita gente dizia que era preciso travar Hulk…

Encantos do 'Xistrema'

NUM jogo viril e faltoso, Carlos Xistra só mostrou dois cartões amarelos por faltas, uma das quais a tal que não existiu, mas exibiu outros dois cartões por protestos dos jogadores. Estranhos critérios, estes, de um árbitro que se farta de condescender mas, como se viu, só o faz com alguns. É que, ainda antes de Hulk ser expulso, já há muito que os jogadores do Paços de Ferreira andavam a fazer simulações sempre que o portista estava por perto. E, numa dessas cenas, depois de Anunciação fingir (sem muito jeito) ter sido agredido pelo brasileiro, quase todos os pacenses e até os sentados no banco protestaram e exigiram o segundo amarelo, sem que tenham sofrido qualquer sanção…

Os ecos do costume

TUDO isso não impressionou a crítica que, crucificou o brasileiro e ainda sugeriu que o Paços fora prejudicado pela arbitragem. Como de costume, os comentadores televisivos, que têm acesso às repetições, não viram que Hulk não fez falta como o árbitro admitiria ao reatar o jogo com pontapé de baliza. Também não tinham visto o penalty não assinalado a Anunciação. Toda a gente falou, em tom de escândalo, que o assistente que se equivocou no último minuto, e como se leu neste jornal, «o lance com Carlitos vai dar pano para mangas», mas ninguém diz que esse mesmo assistente se equivocara de forma bem mais escandalosa, quando impediu Hulk de se isolar, numa jogada que poderia ter dado o empate.

Quem tem pequena dimensão?

NUMA entrevista, Antero Henrique disse que quando Pinto da Costa «pegou» no FC Porto, «isto era um clube de pequena dimensão». Admito que os funcionários dedicados e que prestam bons serviços ao clube, como é o caso do director-geral da SAD, deixem resvalar a gratidão para a adulação mas, ao contrário do que ele disse, o clube não é «isto» e nunca foi de pequena dimensão. Sempre teve grandes atletas e também ilustres dirigentes, que não tiveram o mérito nem conseguiram os feitos de Pinto da Costa mas que conheciam e respeitavam a história do clube, ao contrário de Antero Henrique a quem recomendo a leitura de Largos dias tem cem anos, onde encontrará tudo o que lhe falta, ainda, saber.

N' A Bola.

Sem comentários: