sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Quarteto fantástico pronto para receber leões

É apenas uma questão de tempo para que o tridente ofensivo do FC Porto passe a "quarteto fantástico" se lhe acrescentarmos Lucho e verificarmos que, com Lisandro, Hulk e Rodríguez, só estes jogadores valem 71,4 por cento dos golos azuis e brancos, esta temporada, na Liga Sagres. Dito por outras palavras, dos 35 golos da equipa dona do melhor ataque do campeonato 25 são da autoria dos quatro jogadores mais adiantados do FC Porto. O teste ao carácter do Sporting, preconizado por Paulo Bento a seguir à maior goleada sofrida pelos leões nas competições europeias, promete.

Os números apontam para uma subida de rendimento dos tricampeões à medida que o campeonato avança. Desde a última derrota do FC Porto no campeonato na deslocação à Figueira da Foz (1-0), à sétima jornada, a equipa está há 12 jogos consecutivos sem perder e já marcou 26 golos, o que perfaz uma média superior a dois golos por jogo nas 12 jornadas seguintes.

Desde o empate com o Trofense (0-0), à 14.ª jornada, o FC Porto vem marcando golos no campeonato há cinco jornadas consecutivas. Só Lisandro, Lucho, Rodríguez e Hulk são responsáveis por 8 dos 11 golos apontados até à recepção ao Sporting. Bruno Alves e Farías marcaram os outros três.

Para além disso, este quarteto tem sabido gerir os cartões amarelos sem condicionar o técnico nas suas opções ou a equipa na sua forma de jogar.

Lucho | 18 jogos | 7 golos

Lucho tem sido preponderante nos últimos encontros do FC Porto. Belenenses, Benfica e Rio Ave são as mais recentes vítimas. Nas quatro últimas jornadas, só não marcou ao Paços de Ferreira.

Hulk | 18 jogos | 7 golos

É um dos principais responsáveis pela subida de rendimento do ataque do FC Porto desde a derrota na Naval, tendo apontado cinco golos. O "Incrível" vale 20 por cento dos golos da equipa.

Rodríguez | 19 jogos | 6 golos

Acordou contra a Académica, à 10.ª jornada, e de então para cá já marcou seis golos em outros tantos jogos da Liga Sagres. Braga e Belenenses foram os últimos a chorar por causa do Cebola.

Lisandro | 19 jogos | 5 golos

É verdade que Lisandro não marca golos em casa desde 15 de Novembro, mas tem-nos conseguido fora, na Amadora e em Braga. Falta ver os efeitos dos dois golos no Vicente Calderón contra o Sporting.

Licha: golos na Champions e o mercado

Após os dois golos apontados ao Atlético de Madrid, Lisandro admitiu, em entrevista à rádio Del Plata, da Argentina, que não descarta a hipótese de sair do FC Porto. "A vontade de dar o saltito está cá sempre. Tenho mais dois anos de contrato, e veremos o que acontece em Junho. Em todas as reaberturas do mercado, tem havido possibilidades", revelou.

O avançado é o melhor marcador da Liga dos Campeões, a par de Miroslav Klose, e acredita que a prova lhe poderá abrir mais portas. "Estou num bom momento, e os golos da Champions dão outra visibilidade, apesar de também marcar na Liga. Embora este ano não esteja com tanta pontaria como em anos anteriores", admitiu.

Licha falou ainda de Maradona. "Ele trata todos os jogadores por igual e mostra estar a par do que se passa nos clubes."

António Soares n' O Jogo.

Sem comentários: