domingo, 1 de fevereiro de 2009

Nós não pressionamos os árbitros

Jesualdo Ferreira em conferência de imprensa, n' O Jogo:

Na antevisão do jogo com o Belenenses, Jesualdo Ferreira assegurou que não pressiona os árbitros, mas também deixou o alerta de que não anda distraído...

Antes do jogo com o Braga disse que tinha medo de pagar a factura das arbitragens...

Correcção: não disse que tinha medo. Disse que esperava que não fôssemos nós a pagar a factura, porque já outros tinham utilizado esse termo. Aqui não pressionamos os árbitros e não temos por hábito andar sistematicamente a falar deles. Mas há momentos em que é necessário dizer o que sentimos e fazer as nossas análises sobre o tema. Tenho uma consideração muito grande pelo senhor Duarte Gomes [nomeado para o jogo de hoje], é um árbitro competente, com dias bons e outros maus, como todos nós, e esperamos que este jogo lhe corra bem.

Mas estar a falar constantemente das arbitragens não condiciona dos árbitros?

Claro que sim. É impossível alguém ser sereno e lúcido perante toda esta pressão. É verdade que eles não decidem sempre bem, mas é assim com toda a gente. Estou seguro de que quanto maior for a tranquilidade, melhor serão os desempenhos dos árbitros. Aliás, há umas semanas havia um conjunto de árbitros que eram considerados os melhores do país e que, de um momento para o outro, o deixaram de ser, porque poucos escaparam a estas análises negativas. Se antes eram bons, os melhores, e agora não o são, haverá alguma razão para isso... Mas isso também acontece com os treinadores, jogadores e com as próprias equipas.

Mas não considera que pressionou um árbitro quando disse que não quer pagar a factura das arbitragens de outros clubes antes de um jogo?

Não. Foi um alerta. Uma coisa é pressão, outra é fazer um alerta e outra ainda é ter uma posição perante aquilo que determinadas pessoas dizem de uma forma constante. O FC Porto não faz isso, pelo menos nos últimos anos, mas há momentos em que temos de dizer: 'estamos vivos; estamos aqui; não estamos distraídos'. Só me limitei a responder a uma intervenção de outras pessoas.

Consegue explicar este clima de suspeição permanente sobre os árbitros?

Sempre assisti a isto durante todos os anos que já levo de futebol. Nesta questão, não evoluímos nada ou evoluímos muito pouco.

Sem comentários: