quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

É muito perigoso pensar que já somos campeões

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:

Tranquilo, bem disposto, mas com pouca vontade de falar. Foi assim a conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira na antevisão do jogo frente ao Paços. Houve até quem lhe tenha dito que estava a poupar nas palavras, mas o professor afirmou, em jeito de brincadeira, que faltava maior animação na conversa; pediu aos jornalistas para o animarem, mas nem o clássico de Lisboa, o jogo com o Atlético de Madrid, os amarelos do plantel ou os nomes apontados para a sua sucessão serviram para lhe arrancar grandes respostas. Tudo porque a prioridade do FC Porto está no jogo de amanhã.

Com que preocupações parte para o jogo com o Paços de Ferreira?

É uma partida tradicionalmente difícil para o FC Porto. O Paços de Ferreira está nas meias-finais da Taça de Portugal, é o quarto melhor ataque do campeonato e é uma equipa positiva na forma como aborda os jogos, como tivemos oportunidade de constatar na partida frente ao Benfica. Os jogadores do Paços de Ferreira estarão muito motivados e as questões tácticas serão importantes, mas em muitos momentos será mais importante combater a forma positiva, mas também empenhada como eles vão abordar o jogo. Por tudo isto, vamos dar uma grande importância a este jogo, não só pelo seu grau de dificuldade, mas também pela necessidade que temos em conquistar os três pontos; pela sequência de jogos que já ultrapassámos, mas também pelos que temos pela frente, este desafio será muito importante para nós.

Vai à Mata Real com o orgulho ferido depois das declarações de Paulo Sérgio, que afirmou que era fácil ser-se campeão no FC Porto?

Não ouvi as declarações do Paulo Sérgio e não sei em que enquadramento surgiram. Mas acrescento o seguinte: estou no FC Porto há dois anos e, nesse período, ganhámos dois campeonatos. Felizmente, não sou excepção àquilo que tem sido a regra no FC Porto.

Mas nunca nenhum treinador conseguiu ganhar três campeonatos seguidos ao serviço do FC Porto…

Que eu saiba não. E?... Esse é um dos grandes objectivos, mas não é o meu, é o do FC Porto. Em nenhum momento, as pessoas se podem esquecer de uma coisa importante: o FC Porto tem sempre como primeiro objectivo ser campeão nacional; depois, sempre foi assumido que também se tem de chegar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Um já está conseguido esta época; falta o outro. E nas épocas anteriores, esses dois objectivos foram sempre alcançados. Por isso, o importante é não ser excepção, e eu não fui, apesar de haver treinadores que já perderam no FC Porto…

Laszlo Boloni afirmou que o FC Porto vai ser campeão e que o clássico deste fim-de-semana vai decidir apenas o segundo lugar. Tem a mesma opinião?

É a opinião dele… Mas se a opinião que a maior parte das pessoas tem emitido fosse verdadeira, estávamos aqui a tirar uma soneca, convencidos de que já éramos campeões. Mas isso é muito perigoso e eu não me deixo ir na onda dessas declarações. Apesar disso, são declarações com crédito, tendo em conta de quem as proferiu, porque Boloni conhece bem o futebol, em especial o português. Mas é só isso. E, infelizmente, isso não ganha campeonatos.


Sem comentários: