domingo, 18 de abril de 2010

Baía a presidente e Domingos treinador porque não?

Entrevista com Kostadinov n' O Jogo:

O corte de cabelo é exactamente o mesmo e só uns quilos a mais - ele diz que dez - destoam na figura que todos os portistas gurdam na memória. E foram memórias, entre o passado e o presente, que Kostadinov cruzou na conversa com O JOGO. Aliás, referências do passado podem tornar-se também referências do futuro do FC Porto.

O que tem andado a fazer e o que o trouxe a Portugal?

Sou director-técnico da Federação da Bulgária há mais ou menos um ano e estou a tirar o curso de treinador. Viemos a Portugal participar num torneio de sub-19 com as selecções de Portugal, Geórgia e Rússia. Terminei a carreira de jogador em 2000 e estive a trabalhar no início no CSKA da Bulgária.

Acompanha o futebol português?

Sim, acompanho pela televisão, porque transmite muitos jogos, e também me desloco a Portugal com certa frequência.

E está surpreendido com o terceiro lugar do FC Porto?

Quando uma equipa como o FC Porto perde pontos com clubes mais pequenos, alguns deles em casa, é normal que não esteja em primeiro lugar. E com essas perdas de pontos é normal que não seja campeão. O futebol português já era assim no meu tempo e essa continua a ser uma questão válida. O FC Porto esteve mais fraco em alguns jogos e daí a classificação. Vi alguns jogos do campeonato e deu-me essa ideia. Na Liga dos Campeões jogou bem, mas no campeonato nem sempre. Para além disso, o Benfica tem uma boa equipa e quando se ganha sempre os jogos mais pequenos, como está a acontecer, as hipóteses de ser campeão aumentam drasticamente. É com as equipas mais pequenas que se ganham os campeonatos.

E o Braga?

O Braga é sempre uma equipa que pode ganhar a todas as outras. Está sempre na parte de cima da tabela e tem importância no futebol português. Por isso, não fico surpreendido com a carreira do Braga.

Esperava que Domingos, com quem fez dupla no FC Porto, se tornasse um bom treinador?

É uma pessoa tranquila e pode observar de forma mais profunda o que se passa à sua volta. Está a ser um bom treinador e vai continuar a evoluir.

E tem falado com ele?

Sim. Pelo telefone.

O que lhe tem dito?

Que tenha sorte. Ainda ontem [anteontem] falei com ele e disse-lhe que ia ganhar este fim-de-semana.

Além de Domingos, também partilhou o balneário com Vítor Baía, que seguiu um caminho diferente, o do dirigismo. Acha que o futuro do FC Porto pode passar por eles?

É bom que estejam ligados ao futebol. O futuro vai dizer se podem ter sucesso. Mas acho normal que um possa ser presidente e outro treinador do FC Porto. Por que não?

Sem comentários: