terça-feira, 16 de março de 2010

Entrevista a Lucho n' O Jogo

Que análise faz ao comportamento do FC Porto? Concorda com a ideia de que a equipa quebrou sem Lucho e Lisandro?

Vou ouvindo o que as pessoas dizem. É verdade que dizem isso. Saíram alguns jogadores importantes. Não nos podemos esquecer que passámos lá quatro anos de sucesso com vários títulos conquistados. Mas, sinceramente, não me parece que seja por causa da nossa ausência que o FC Porto está nessa situação. O que se passa é que o FC Porto está num processo de transformação. Todos os anos saem um ou dois jogadores importantes e depois é preciso reequilibrar a equipa. Chegaram também muitos jogadores e precisam de tempo para se adaptarem ao clube, como aconteceu comigo aqui no Marselha. Esses jogadores estão ainda a assimilar as exigências de um clube como o FC Porto. Não tenho dúvidas de que dentro de algum tempo irão adaptar-se e triunfar. É o que sempre acontece.

Está a referir-se, por exemplo, a Rúben Micael e Belluschi?

Não estou a individualizar.

Mas um e outro já foram apontados como seus substitutos...

Não há dois jogadores iguais. Quando cheguei ao FC Porto comparavam-me muito com o Deco e nós somos jogadores completamente diferentes. Isso são uma vez mais, coisas da Imprensa, que gosta dessas comparações. Eu não gosto! Tanto o Belluschi, como o Rúben Micael, como o Tomás Costa, como o Valeri, são grandes jogadores e se o FC Porto os contratou é porque sabe que em algum momento serão muito importantes. É lógico que eles entraram num novo ciclo. Eu também quando cheguei ao FC Porto precisei de algum tempo de adaptação.

O momento que atravessa a equipa também tem influência no rendimento desses jogadores?

Quando as coisas correm bem é muito mais fácil. Felizmente, para mim, quando cheguei ao FC Porto conseguimos ganhar e ser campeões. Tudo se tornou mais fácil... Mas não tenho dúvidas de que irão responder às exigências.

Em algum momento pensou terminar a sua carreira no FC Porto?

Passou pela minha cabeça e, ainda hoje em dia, ainda penso que pode ser possível. Não é muito bom falar agora porque estou a defender outra camisola e pode ser entendido como uma falta de respeito para com o Marselha e até com os jogadores que estão no FC Porto, mas no futuro se verá.

Percebe-se que ainda vive com muita intensidade o FC Porto?

Sim, foi muito marcante. Foram quatro anos muito marcantes para mim. E não falo apenas no clube, falo também na cidade do Porto. Toda a gente me tratou maravilhosamente.

Jesualdo Ferreira também tem sido contestado. Considera injustas algumas críticas que se fazem ao treinador do FC Porto?

O que eu sei é que o Jesualdo Ferreira é um grande treinador. Deu muito ao FC Porto e o FC Porto também lhe deu muito. Tanto Jesualdo como os dirigentes do FC Porto irão tomar as melhores decisões em benefício do clube.

Sem comentários: