sexta-feira, 26 de março de 2010

Assumir responsabilidades

É evidente que o FC Porto, Hulk e Sapunaru foram prejudicados pela decisão da Comissão Disciplinar da Liga que o Conselho de Justiça agora reviu. E também é evidente que o FC Porto, Hulk e Sapunaru podem e devem pedir responsabilidades à Liga pelos prejuízos que sofreram. Mas também me parece evidente a necessidade do FC Porto, mas também de Hulk e Sapunaru resistirem à tentação de se montarem no bode expiatório que Ricardo Costa tão bem personifica para justificarem tudo o que lhes correu mal esta temporada. O pior que tanto o clube como os jogadores podem fazer é pensar que, se não fosse o presidente da CD e a sua grosseira, injusta e excessiva decisão, tudo estaria bem. Não é assim e tanto o FC Porto como os dois jogadores devem não só pedir contas à Liga, mas também assumir as suas próprias responsabilidades no que correu mal. Para que esta época seja uma excepção e não a regra é importante não repetir os erros de outros que passaram décadas a sacudir a água do capote e a arranjar desculpas para os respectivos insucessos.

Jorge Maia n' O Jogo.

1 comentário:

Santiago Salas disse...

Não costumo discordar tanto e muitas das vezes até nem discordo nada do Jorge Maia, porém hoje não é o caso.
Então façamos um exercício simples de raciocínio: Real Madrid sem CR9 e Garay (escolhi estes dois pelas posições e importância que têm na equipa deles comparada com importância do Hulk e Sapunaru no FC Porto) durante 18 jogos, tinha os mesmo resultados?
Óbvio que não, e óbvio que os jogadores dessas posições seriam sujeitos a maiores cargas de esforço e por isso estariam sujeitos mais facilmente a lesões (como tem acontecido no FC Porto, que este ano tem um numero absurdo de lesões e todas no sector do campo onde faltam elementos para rodar), por isso não vejo onde esteja o FC Porto ou o Jesualdo a "inventar" desculpas ou a sacudirem responsabilidades.
Sacudir as responsabilidades é tomar a decisão de suspender jogadores por um tempo exagerado dizendo que escolheram aquela opção com pena de não puderem ter outra outra e quando lhes corrigem a asneira grossa que fizeram demitem-se e fogem ou ficam calados e a tentar arranjar soluções para sair da foto com bom ar e cabelo penteado a régua e esquadro.
Sim, porque não me acredito que o benfikista de Canelas (VN Gaia) não esteja a pensar recorrer para o TAS a ver se por acaso vem de lá uma tábua de salvação, ou que no mínimo não esteja a planear mudar de casa e de cidade e ir viver para o bairro de benfica para não ficar sujeito daqui para a frente a ser cuspido sempre que ande pela rua.