quarta-feira, 17 de junho de 2009

Pedro Emanuel - Treinador anunciado

Havia pistas nesse sentido, agora há certezas: Pedro Emanuel colocou, aos 34 anos, um ponto final na carreira de jogador e já foi confirmado como treinador da equipa Sub-17 do FC Porto, a mesma que, no domingo, se sagrou campeã nacional.

Capitão do FC Porto nos últimos anos, e unanimemente apontado pelos companheiros como grande referência do balneário, o jogador que um dia José Mourinho disse ser o seu prolongamento no relvado vai agora colocar a experiência acumulada ao serviço da formação portista. "No final da época, conversei com os dirigentes, que me propuseram a continuidade, mas, ao mesmo tempo, puseram-me num dilema, porque me fizeram um convite bastante tentador. É o fechar de um ciclo, estava na fase descendente e nada melhor do que terminar como campeão e a ganhar a Taça", disse à Agência Lusa. "O projecto que me apresentaram da formação e a forma como se trabalha naquele clube, pareceu-me bastante aliciante e nada melhor para quem vai iniciar uma nova forma de vida do que iniciá-la numa estrutura como a do FC Porto, numa equipa de Sub-17 que foi campeã", argumentou ainda, garantindo que parte com entusiasmo para o novo desafio: "Agora sim, vai começar um ciclo novo na minha carreira e achei que este seria o momento indicado. Fecho uma página muito feliz e num clube que me deu muito e que tive muita honra de representar", rematou. Além do FC Porto, Pedro Emanuel passou pelo Marco, Ovarense e Penafiel nos primeiros anos da carreira, antes de cimentar estatuto no Boavista, onde conquistou o primeiro de seis títulos nacionais.

Nunca foi internacional pela Selecção principal, e esteve para jogar o Mundial da Alemanha por Angola, o que acabou por não acontecer.

Pinto da Costa
"Foi exemplar e será brilhante"

Pinto da Costa, que contratou Pedro Emanuel em 2002, destaca o profissionalismo do agora treinador de Sub-17. "Fico muito contente que tenha optado por continuar ligado ao futebol e que seja no FC Porto que se inicia como treinador. A sua vinda para o FC Porto foi da minha inteira responsabilidade e ao rever tudo o que foi como jogador, a importância que teve na conquista de muitos títulos, entre os quais três internacionais, fico feliz por tudo o que deu ao clube", afirmou o presidente portista à Lusa. "Foi sempre um atleta exemplar e tenho a certeza de que vai ter uma carreira de treinador brilhante e espero que fique muitos anos no FC Porto", rematou Pinto da Costa.

Hugo Sousa n' O Jogo.

Sem comentários: