sábado, 6 de junho de 2009

FC Porto foi mais rápido

Avaliar, decidir e comprar: a operação Álvaro Pereira foi pensada e executada assim, num fósforo, surpreendendo tudo e todos, Benfica incluído. Jesualdo Ferreira garantiu um reforço para a esquerda e ontem explicou parte dessa movimentação. "O mercado é alargado, os jogadores são oferecidos a muitos clubes, e ninguém tem o primado de pensar que os tem controlados. A partir do momento em que o FC Porto decidiu contratar o Álvaro Pereira, foi mais rápido e terá tido argumentos que, se calhar, o Benfica não teve", disse, em entrevista à SIC.

Rapidez é mesmo a palavra certa, e até com alguns momentos caricatos à mistura. Na terça-feira à noite, segundo apurou O JOGO, um elemento do departamento jurídico dos portistas seguiu apressadamente para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde até se cruzou com Lucho, que nessa mesma altura embarcava rumo às férias e concentrava todas as atenções. Os dois seguiram em direcção a Madrid, mas esse foi o único destino comum. O advogado enviado pelos portistas para fechar o contrato com Álvaro Pereira viajou depois para Montevideu, ainda com escala em São Paulo. A bagagem era típica de uma operação-relâmpago: apenas computador, porque a viagem tinha sido preparada em segredo e marcada à última hora.

Chegado ao Uruguai já na quarta-feira, e conforme o O JOGO escreveu, houve apenas tempo para formalizar o contrato alinhavado e para passar pela embaixada de Portugal em Montevideu. Álvaro Pereira voltou entretanto à selecção, onde reencontrou dois elementos que, segundo Jesualdo, tiveram uma palavra a dizer. "Juntamente com o Fucile e o Rodríguez, tentámos conhecer ao máximo aquelas que são as qualidades profissionais e humanas do Álvaro Pereira e, na parte final, fizemos um resumo de tudo, comunicando essa intenção à SAD. Depois, todos conhecem o desenvolvimento da história", disse. Pereira - conforme se pode ler nas páginas 21 e 22, deve ser titular hoje, no jogo com o Brasil.

O treinador portista aproveitou a mesma entrevista para comentar a contratação de Maicon, formalizada também esta semana. "No plano táctico, tem capacidade para aprender muito e evoluir dentro daqueles que são os prazos do FC Porto. Entendemos que o Maicon, independentemente daquilo que acontecer daqui a uns meses, ou na próxima época, será sempre um jogador de presente, mas, fundamentalmente, de futuro." Jesualdo confirmou ainda o regresso de Nuno André Coelho ao plantel e não quis detalhar o futuro de Bruno Alves ou Stepanov.

Hugo Sousa e Carlos Gouveia n' O Jogo.

Sem comentários: