domingo, 7 de junho de 2009

Liga dos Campeões

Real Madrid não será adversário

No sorteio para a próxima edição da fase de grupos da Liga dos Campeões o FC Porto voltará a ser colocado no segundo pote, preparando-se, deste modo, para encontrar um dos habituais colossos europeus. Apesar de ainda ser necessário disputar três pré-eliminatórias e um play-off de acesso à fase de grupos, os primeiros dois potes estão praticamente definidos, faltando apenas confirmar as presenças de Arsenal, Lyon, Shakhtar Donetsk e Sporting que terão de passar, obrigatoriamente, pelas pré-eliminatórias antes de chegarem à fase de grupos. Neste momento, o FC Porto já sabe que nunca terá o Real Madrid como adversário na primeira fase da competição e, muito provavelmente, o Inter de Milão, uma vez que para ter a possibilidade de reencontrar José Mourinho no próximo ano seria necessário assistir-se à pouco provável eliminação de Arsenal e Lyon no agora denominado play-off final.

Fazendo uma antevisão do cabeça-de-série que pode calhar em sorte ao FC Porto, o Sevilha acaba por ser o adversário mais acessível no plano teórico, num facto que atesta o poderio da concorrência. Barcelona, Liverpool, Chelsea, Manchester United, Milan, Arsenal ou Bayern de Munique também podem visitar o Dragão na próxima época, sendo que, deste lote, apenas o Arsenal terá de passar pela fase de qualificação. No ranking de clubes com acesso à Champions, o FC Porto surge, agora, no 14º lugar, numa contabilidade que leva em consideração os resultados obtidos nas competições europeias durante os últimos cinco anos.

Juventus pode ser um grande problema

Um dos principais clubes italianos, a Juventus, está neste momento colocado no terceiro pote. Ou seja, o FC Porto pode encontrar um dos adversários do primeiro pote mais a Juventus. Para essa possibilidade deixar de existir, será necessário que a formação italiana suba um lugar na ordem dos clubes, para passar a integrar o mesmo pote do FC Porto. Sendo assim, é preciso que Arsenal, Lyon, Shakhtar Donetsk ou Sporting sejam eliminados nas pré-eliminatórias.


POTE 1

BARCELONA

LIVERPOOL

CHELSEA

MANCHESTER UNITED

AC MILAN

ARSENAL *

SEVILHA

BAYERN DE MUNIQUE


POTE 2

LYON *

INTER

REAL MADRID

SHAKHTAR DONETSK *

FC PORTO

SPORTING *

AZ ALKMAAR

* Equipas que ainda têm de jogar o play-off, facto que pode alterar a ordem dos apurados

D' O Jogo.

Sem comentários: