terça-feira, 15 de setembro de 2009

Algum dia havemos de ganhar aqui

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:

O FC Porto não vai mudar a sua identidade, mas mesmo assim Jesualdo Ferreira admitiu mexer no onze, procedendo a algumas alterações em relação àquele que bateu o Leixões na última jornada do campeonato. O objectivo passa por lhe acrescentar alguma experiência e músculo, assegurando uma filosofia ofensiva capaz de discutir o jogo até ao fim com o líder da Premier League e, de preferência, com condições para colocar um ponto final na maldição inglesa já esta noite.


O FC Porto começa a Liga dos Campeões com o jogo mais difícil?
Teoricamente sim. Quando foi o sorteio disse que o Chelsea, no momento, é a equipa mais forte de Inglaterra. É uma equipa com grande maturidade, qualidade e que joga junta há muito tempo. Uma equipa que vale pelo colectivo, que é muito forte e que vai jogar no seu estádio.


Que argumentos traz a sua equipa para este jogo?
A identidade e os recursos que tem no momento. Este será o 27º jogo na Champions comigo e em momento nenhum mudaríamos o nosso processo e identidade. A mensagem que passei aos jogadores é que antes de pensar em resultados ou adversários temos de perceber as nossas capacidades e para discutir o resultado temos de discutir primeiro o jogo. Não invertemos papéis e discutir o jogo é fundamental. Queremos jogá-lo.


Atendendo ao tipo de jogo, é mais importante manter a estrutura do campeonato ou vai procurar uma equipa com mais experiência?
Na época passada havia um lote de jogadores com mais experiência e os restantes com experiência nula de Liga dos Campeões. Este ano, há mais jogadores com experiência e dos que chegaram alguns também já têm experiência noutras provas internacionais. Estes jogos têm características particulares e os ambientes e a experiência são importantes. Nesse quadro, vamos construir a equipa que achamos que pode responder aos nossos objectivos. Será uma equipa experiente, pontualmente com um ou outro jogador com menos experiência, mas uma equipa que nos garante consistência.


Esta é a sua quarta época na Champions, defrontando sempre equipas inglesas. Porque é que o FC Porto não ganha em Inglaterra?
Nas duas últimas épocas o FC Porto não começou bem, mas terminou primeiro do grupo e os nossos adversários foram o Liverpool e o Arsenal. Historicamente, o FC Porto não ganha aqui, mas um dia vai ganhar e espero que seja comigo e que seja no próximo jogo. Não há como explicar, talvez tenham sido mais fortes nesses jogos. Mas as equipas ingleses, no Porto, também só venceram na época passada e como somos todos filhos de Deus, espero que um dia nos aconteça a nós também.

Hugo Sousa e Carlos Gouveia n' O Jogo.

Sem comentários: