quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Atlético frágil? Que ideia perigosa!

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:

O Atlético de Madrid tem a pior defesa do campeonato espanhol - 13 golos sofridos em cinco jogos - mas Jesualdo Ferreira recusa-se a considerar a equipa colchonera um adversário fácil. Afinal, têm um ataque recheado de jogadores de qualidade e na época passada o FC Porto não conseguiu vencer nenhum dos dois jogos entre ambos. Por isso mesmo, o professor apela à força do colectivo

Jesualdo Ferreira desconfia dos maus resultados do Atlético e da aparente permeabilidade da sua defesa, pelo que procurou elogiar o adversário, afastando a ideia de que o jogo desta noite será fácil. O técnico portista recordou a qualidade do ataque dos colchoneros e a importância de conquistar os primeiros pontos na prova para sublinhar que este é um jogo difícil, mas não impossível.


A equipa está preparada para dar uma boa resposta contra o Atlético de Madrid?
Está. Temos que entender o momento, o adversário, o espaço em que o jogo se realiza e também que o último jogo nos deu confiança.


Até que ponto o FC Porto poderá beneficiar do período menos bom do Atlético de Madrid, nomeadamente da fragilidade defensiva?
O Atlético é um histórico do futebol espanhol, participa na Champions por mérito, conseguindo o acesso no melhor campeonato do mundo, pelo menos aquele que terá os melhores jogadores. Não faz sentido falar do Atlético parcialmente, ou seja, dos seus defesas, dos médios ou dos avançados. O facto de haver momentos em que aqui ou ali as equipas estão menos fortes é sempre resultante da capacidade e competências dos adversários. Estou convencido que uma defesa muito forte, num campeonato com menos capacidade será mais forte ainda; uma defesa muito forte num campeonato muito forte será, seguramente, mais fraca. O Atlético tem os seus pontos fortes e fracos como qualquer equipa. Contudo, não funcionamos nessa linha de raciocínio e é perigoso passar essa ideia de que a defesa do Atlético é frágil para o exterior, até porque poderíamos inverter a questão e dizer que tem um ataque poderoso porque é constituído pelo melhor marcador de Espanha e por jogadores de grande qualidade técnica e com experiência.


Então, como analisa o adversário?
O Atlético é visto por nós como equipa, tal como o treinador do Atlético observará o FC Porto. Temos os nossos processos, sabemos como é que temos de jogar e aquilo que podemos aproveitar das nossas capacidades. Muito mais do que as fragilidades dos adversários, acreditamos nas nossas capacidade, que pretendemos optimizar e explorar independentemente do adversário. A forma como se trata estas coisas pode criar falsas expectativas nos nossos adeptos.

Carlos Gouveia n' O Jogo.

Sem comentários: