sábado, 19 de setembro de 2009

Benfica está forte mas não mais que o FC Porto

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:

Curto e incisivo. Jesualdo Ferreira falou do Benfica, Braga e Champions, mas a ideia-chave foi uma: o FC Porto tem condições para fazer ainda melhor do que na última temporada.

Depois da exibição em Londres, considera que o FC Porto é a equipa mais consistente em Portugal?

Como sabem, não é isso que toda a gente diz e profetiza... Mas isso não nos preocupa. Temos analisado aquilo de que somos capazes de ser no presente e aquilo que pretendemos fazer no futuro. Ainda estamos muito longe dos patamares competitivos desejáveis, do equilíbrio, potencialização táctica... Para isso, precisamos de tempo, indiscutivelmente. Sinto que este grupo pode crescer, e que o crescimento natural dos jogadores levará a isso mesmo. Acredito que vamos ter uma equipa tão ou mais forte do que na época passada.

O facto da opinião pública/comunicação social não colocar o FC Porto no topo das prioridades acaba por ser benéfico para a sua equipa?

Acho que há duas leituras que se podem fazer sobre esse assunto: ou já se habituaram que o FC Porto não precisa de ser falado porque ganha mais vezes, ou não interessa falar no FC Porto. Sendo assim, como é importante ter sempre assuntos novos para discutir, falam de outras coisas...

Considera que a concorrência está mais forte esta época?

Nós tivemos sempre concorrência. O que distanciou os três candidatos foi o facto de termos ganho mais vezes. E até ao momento, só houve uma equipa que ganhou mais do que nós... Se bem se recordam, no primeiro ano, o FC Porto ganhou com um ponto de avanço, mas venceu mais vezes; no segundo ganhou com 20 e voltou a vencer mais vezes; no terceiro ano ganhou com quatro pontos e também venceu mais vezes. Por isso, dependemos apenas de nós para continuar a ganhar mais jogos do que os nossos adversários.

Como referiu, ao longo dos últimos três anos, o FC Porto ganhou mais vezes, teve o melhor ataque e a melhor defesa. Esta época ainda não tem nada disso...

Isso não quer dizer nada. Ainda estamos na quarta jornada. Não se esqueçam que o FC Porto fez 10 golos em três jogos, ou seja, se mantivermos esta média vamos conseguir um bom registo final.

Considera que o Benfica está mais forte do que na última época?

Neste momento está...

Mas está mais forte do que o FC Porto?

Isso já não digo... O número de pontos é igual, assim como o número de vitórias e empates. Para além disso, a análise dos golos não é importante e é perfeitamente irreal neste momento.

Pedro Marques Costa n' O Jogo.

Sem comentários: