sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Críticas? Sorrio com algumas e desprezo outras

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira n' O Jogo:

O momento do FC Porto, com duas derrotas consecutivas, tem sido propício para se criticar algumas opções de Jesualdo Ferreira. Ainda não se fala de crise, porque, como o técnico explicou, foram derrotas em competições diferentes, mas são precisamente essas duas competições que se atravessam nos dois próximos jogos: o Atlético ficou para depois, sobrando apenas o Sporting e tudo o que anda à volta do clássico. Com destaque inevitável para a arbitragem de Duarte Gomes. Mas, antes disso, a tal conversa das críticas...

Como é que convive com as críticas, depois de três campeonatos ganhos e das boas campanhas na Champions, a seguir a duas derrotas que parecem querer pôr tudo em causa?

Acho que convivo bem, ou já me tinha ido embora. É evidente que algumas me provocam sorrisos, outras desprezo e outras ainda não as consigo entender, embora saiba, muitas vezes, os factores subjacentes a determinado tipo de questões. Mas, concluindo, não vale a pena ganhar três campeonatos e taças e fazer o que se fez, porque, no dia em que se perde um jogo, tudo é limpo, passa a zero, e é neste quadro que vivo e que vou continuar a viver.

FC Porto e Sporting estão pressionados pelo facto de Benfica e Braga estarem na frente?

Em relação ao FC Porto não, do Sporting não sei. Estamos com os olhos bem abertos. Mas, por que razão me está a fazer essa pergunta?

Porque, no ano passado, por esta altura, o FC Porto também estava a tentar chegar ao primeiro lugar...

O FC Porto, no ano passado, tinha menos um ponto. Tinha perdido um jogo da Champions e o alarido, naquela altura, era feito no sentido de tentar que o FC Porto não recuperasse a equipa que tinha ganho o campeonato com 20 pontos de avanço, era importante pressionar. Neste momento é igual, e sabem que é igual. Temos de continuar a fazer o nosso papel, o nosso trabalho, construir a nossa equipa. Jogar com as lesões, a integração dos jogadores, ultrapassar as nossas próprias exigências diárias e as do clube e ganhar os jogos.

Esta semana, Raul Meireles disse que o Sporting era o adversário ideal para dar a volta...

E é verdade. É o ideal porque é o próximo.... Mas, sobre as últimas derrotas, vamos ver se nos entendemos: que eu saiba, o FC Porto não perdeu dois jogos seguidos na Champions, nem perdeu dois jogos seguidos no campeonato. Ainda hoje [ontem] voltei a ver uma série de coisas com números. Jogamos com os números como queremos. O FC Porto perdeu um jogo no campeonato e é isso que estamos aqui para discutir. A Champions é outra competição, não vamos misturar as coisas. O FC Porto perdeu um jogo em Braga e o que temos de discutir é isso: vem de uma derrota em Braga e tem o Sporting a seguir. Estas coisas tanto se prolongam muito tempo - as duas derrotas consecutivas - como rapidamente se eliminam e se fala apenas de uma.

Pois, mas vem aí o jogo com o Atlético de Madrid, que implicação tem uma eventual derrota com o Sporting?

Nessa altura veremos. A implicação discute-se na conferência depois do jogo com o Sporting e antes do do Atlético de Madrid. Façam-me essa pergunta depois do jogo com o Sporting e antes do jogo com o Atlético de Madrid. Antes, não faz sentido perder tempo com situações que ainda não aconteceram.

A ausência de Varela é um golpe duro para a sua estratégia?

Foi mau, péssimo, especialmente para ele. É mau para a equipa, mas é como perder outro qualquer. Sei lá se não vou perder outro até amanhã... Perder jogadores é sempre perder opções, capacidade para ser mais forte, nunca é uma boa notícia.

António Soares n' O Jogo.

Sem comentários: