sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Uma questão de marketing

Já não sei onde foi que ouvi dizer que tudo o que separa um rato de um hámster é o marketing, mas lembrei-me da frase quando passava os olhos pelos jornais de ontem. De um lado, o tom de reprovação em relação a Jesualdo Ferreira, acusado de mexer na equipa do FC Porto para se adaptar ao Chelsea. Do outro, os elogios a José Mourinho pela forma como o Inter foi capaz de resistir ao Barcelona. Ou seja, o treinador do campeão português é criticado pela falta de ambição que se deduz do pecado de mexer na equipa para a deslocação ao terreno do líder do campeonato inglês, uma das equipas mais ricas e mais fortes do futebol mundial. Em contrapartida, o treinador do todo-poderoso campeão italiano é elogiado pela forma inteligente como resistiu ao Barcelona, segurando o nulo no marcador na recepção aos campeões europeus. Com recursos completamente diferentes à disposição, tanto Jesualdo Ferreira como José Mourinho fizeram exactamente o mesmo. Conclusão: ao que jogou fora de casa, frente a um adversário várias vezes mais poderoso, faltou ambição; ao que jogou em casa frente a um adversário equivalente, sobrou inteligência. Digam lá se não é tudo uma questão de marketing.

Jorge Maia n' O Jogo.

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