sábado, 19 de dezembro de 2009

"Prontos para ganhar"


Fernando fez a chamada antevisão do clássico da Luz politicamente correcta, sem excessos, por vezes como que debitada ao melhor estilo de um gravador, quase sempre a bater nas mesmas teclas, flectindo o discurso perante questões que pudessem suscitar polémica, evitando sempre colidir com o que quer que fosse. Resumindo: teve uma "actuação" monocórdica. Mas vamos lá à bola.

Colocado perante o favoritismo do FC Porto, o médio brasileiro optou por uma táctica de contenção: "O FC Porto trabalha sempre para ganhar os jogos, e este é mais um em que vamos estar preparados para ganhar." Insistiu-se uma segunda vez: "O FC Porto trabalha em todos os jogos para vencer e vai estar preparado para ganhar o jogo." Terceira tentativa: "O FC Porto trabalha sempre para ganhar e para fazer um bom jogo." Em frente...

O clássico surge num momento em que os azuis e brancos estão a subir de rendimento, e Fernando espera que a equipa se mantenha ao mesmo nível: "Estamos a fazer um bom trabalho, é verdade que, nos quatro últimos jogos, as coisas nos correram bem, e esperamos fazer outro bom jogo."

Depois foi a vez de abordar o Benfica e, mais uma vez, o assunto parece que tinha espinhos: "Trabalho no FC Porto e só me diz respeito falar no FC Porto." Fez-se uma variação sobre a questão, misturando as várias ausências na equipa encarnada, em especial a de Di María, que brilhara contra o AEK, na Liga Europa, na véspera: "Independentemente de estar este ou aquele jogador, o FC Porto vai jogar bem e estará preparado para defrontar os jogadores que eles tiverem e conseguir os três pontos." E a nomeação de Lucílio Baptista? "Não vou falar sobre o árbitro."

Contra o Olhanense, o Benfica sofreu dois golos de bola parada, mas Fernando relativizou o assunto: "O FC Porto faz golos de várias formas, não só de bola parada, tem outros meios para fazer golos." Mas será que vencer na Luz poderia conferir uma vantagem psicológica ao FC Porto para o resto do campeonato? "Em todos os jogos que o FC Porto disputar, será sempre bom ganhar, e este vai ser mais um jogo em que vamos jogar para ganhar, sem olhar ao adversário. Esperamos somar mais três pontos nesta fase para conseguirmos o objectivo maior, que é o primeiro lugar."

António Soares n' O Jogo.

Sem comentários: