domingo, 27 de dezembro de 2009

Ano novo e onze também


Ainda não é certo que o FC Porto tenha reforços em Janeiro, mas, com ou sem eles, já há uma garantia para esse mês: Jesualdo Ferreira vai ter mesmo de refazer o onze, numa roda-viva de oportunidades para jogadores pouco utilizados na primeira metade da época. Há uma parte óbvia a reforçar essa obrigatoriedade: Sapunaru e Hulk estão preventivamente suspensos depois das expulsões no túnel da Luz, saltando das escolhas do treinador.

Azar de uns, sorte de outros. Varela será um dos beneficiados óbvios, cimentando um estatuto que as últimas exibições tinham ajudado a justificar. Mas há mais. Mariano, desaparecido dos últimos combates - apenas 56 minutos de rodagem nos meses de Novembro e Dezembro, o que não deixa de ser curioso num jogador que esteve sempre entre as primeiras opções de Jesualdo -, pode também ganhar novo fôlego como alternativa.

Por outro lado, Janeiro será o mês das oportunidades porque acrescenta ao calendário portista pelo menos quatro jogos de competições que Jesualdo Ferreira costuma aproveitar para rodagens e experiências: três jogos da Taça da Liga e um ou dois na Taça de Portugal, dependendo do resultado com a Oliveirense. Para estes compromissos oficiais, há uma lista longa de pretendentes: Beto, obrigado a ter rotinas de jogo para convencer Carlos Queiroz a integrá-lo na lista do Mundial; Nuno André Coelho, uma das revelações da última temporada que se eclipsou na bancada; Prediger, forte investimento com pouco retorno em campo; Miguel Lopes (um caso especial que merece tratamento aqui ao lado); Maicon, Valeri ou Tomás Costa, que ficou de fora das últimas cinco convocatórias.

Sendo um mês de reabertura de mercado, Janeiro gera sempre a expectativa de reforços e, consequentemente, de novidades na equipa. Pinto da Costa garantiu não estarem previstas contratações, mas as situações de Sapunaru e, sobretudo, de Hulk podem mudar a estratégia e forçar o FC Porto a encontrar soluções...

Hugo Sousa n' o Jogo.

Sem comentários: