quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O melhor da era Jesualdo


Se Jesualdo Ferreira for adepto da tradição das doze passas para assinalar a mudança de ano, é provável que gaste uma delas com um desejo muito simples: que o ano de 2010 seja, no mínimo, igual ao de 2009. Soa a balanço típico da época, com as ideias do costume - e é basicamente isso... - mas parte de um pressuposto novo e incontornável: futebolisticamente, Jesualdo não tem melhor ano no currículo. Além de mais um campeonato, o treinador resolveu a incompatibilidade que tinha com a Taça de Portugal e, para arrumar de vez com o assunto das incompatibilidades, já dentro desta época, pôs as mãos na primeira Supertaça da carreira.

Faltou-lhe a Taça da Liga, mesmo que se diga que ela ainda não se entranhou na rotina de títulos, e faltou também chegar onde chegou o treinador do Barcelona, Pep Guardiola: ao topo da Europa e do mundo, mas isso é capaz de exigir mais do que uma dúzia de passas. De qualquer forma, como se lembra aqui ao lado, até o que fez na Liga dos Campeões é suficiente para acrescentar argumentos à ideia central: 2009 é o melhor ano de Jesualdo Ferreira, que, de resto, passou a ser o treinador que mais anos consecutivos acumulou à frente da equipa portista desde que Pinto da Costa assumiu a presidência.

Enumeradas as generalidades que contribuem para o balanço sem paralelo, há detalhes dentro das grandes vitórias do ano que podiam ter sido bem melhores - e esta conclusão continua a basear-se no trajecto de Jesualdo no FC Porto. Empatou e perdeu menos jogos em 2008 do que em 2009, por exemplo (nove empates e nove derrotas no ano que agora termina, contra quatro e oito no anterior . Em 2007 tinha mais derrotas. Também é verdade que fez menos jogos em 2008 do que em 2009, o que obriga a desempatar as contas em forma de percentagem: 65,3 por cento de vitórias em 2009 - em 52 jogos - contra 73,3 por cento em 2008 - em 45 jogos. Resta-lhe o consolo de saber que ter terminado 2008 no terceiro lugar, situação que se repete agora, não hipotecou o ano seguinte. É capaz de ser um bom princípio de (e para) 2010...

Três títulos num ano de sucesso em que ganhou a primeira taça

Pode considerar-se 2009 como o ano de todos os títulos para Jesualdo Ferreira. Claro que não fez o pleno - só o Barcelona foi capaz de tal proeza - mas, mesmo assim, nunca tinha conseguido festejar tanto. Ao "habitual" campeonato nacional, o professor juntou as conquistas da Taça de Portugal e da Supertaça Cândido de Oliveira, provas que lhe vinham escapando desde que se sentara no banco do FC Porto. Faltou apenas a Taça da Liga e... a Champions.

34

As vitórias alcançadas pelo FC Porto no ano civil de 2009, em 52 jogos oficiais divididos por duas temporadas. Nunca foram conseguidos tantos triunfos num ano com Jesualdo Ferreira no banco.

96

Os adeptos do FC Porto estiveram perto de comemorar uma centena de golos ao longo do ano. Farías foi quem mais os fez festejar com 19 golos. Hulk (12) e Falcao (11) fecham o pódio dos artilheiros azuis e brancos.

159

Os jogos de Jesualdo Ferreira desde que chegou ao FC Porto, em Agosto de 2006. Soma 107 triunfos, 23 empates e 29 derrotas em todas as competições oficiais. Em Portugal, só ainda não conquistou a Taça da Liga.

12

Incluindo nestas contas o regresso de Nuno André Coelho, o FC Porto contratou uma dúzia de jogadores em 2009. Um deles quase não aqueceu o lugar pois já não mora no Dragão: Cissokho, entretanto vendido ao Lyon.

Hugo Sousa e Carlos Gouveia n' O Jogo.

Sem comentários: